A mordida de João Santana VEJA
Se há alguém que deve estar rindo à toa com os números, digamos,
espetaculares das finanças da campanha que garantiu a reeleição a Dilma
Rousseff, é o marqueteiro João Santana. Dos 350 milhões de reais em
gastos declarados pela presidente em 2014, um recorde para qualquer
pleito no país, 70 milhões de reais foram diretamente para a conta da
empresa do marqueteiro, a Pólis Propaganda.
Outros 8 milhões de reais foram repassados à empresa por meio do
diretório nacional do partido. Não se sabe o quanto disso é, de fato,
lucro próprio, mas significa nada menos que 20% dos gastos totais da
campanha da presidente. Em 2010, o marqueteiro havia abocanhado "apenas"
42 milhões de reais.
Mas o bolo despendido por Dilma também era menor: 194 milhões de reais.
No fim das contas, exceto pelos 8 milhões de reais pagos pelo PT, a
proporção da fatia de Santana na conta de Dilma se manteve igual entre
um pleito e outro. Mas o trabalho certamente foi maior.
Na eleição mais suja das últimas décadas, o marqueteiro não economizou
na artilharia. E venceu a guerra. Resta saber se a presidente achou a
fatura 'salgada' demais. (Ana Clara Costa, de São Paulo)
FONTE ROTA2014
0 comments:
Postar um comentário