Jornalista Andrade Junior

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A ficha vai caindo e cada vez mais gente entende que a privatização é o caminho

Rodrigo Constantino - Veja
Sei que é arriscado usar evidências anedóticas como prova de mudança de mentalidade, e que não podemos extrapolar alguns casos isolados para falar em termos gerais. Mas sempre leio a sessão dos leitores nos jornais, como termômetro para medir o viés do público. Imagino que os editores façam uma triagem atrelada à representatividade dos comentários, ou seja, aqueles publicados guardam alguma proporção com os recebidos em termos de ponto de vista.
Se estiver certo na premissa, então constato que há ventos de mudança no ar. De uns tempos para cá, tenho notado cada vez mais leitores mergulhando no âmago da questão, usando os casos de corrupção nas estatais para mostrar como se trata de um problema cuja solução deve passar pela privatização, ou seja, pela mudança na gestão dessas empresas, adotando um mecanismo de incentivos mais adequado.
Foi o caso no GLOBO hoje, e selecionei alguns comentários sobre corrupção que mostram claramente a capacidade de tais leitores de juntar causa e efeito:
corrupção 01
O Marcos foi direto ao ponto, comparando a Vale com a Petrobras para constatar que a manutenção da última como empresa estatal é a grande causa de seus atuais problemas. Já o Fernando ironiza a reação típica de uma estatal quando pega com a boca na botija: criar mais aparato burocrático, mais emprego para os apaniguados dos políticos, como se essa fosse a solução.
corrupção 02
O meu xará Rodrigo toca no ponto nevrálgico em seu comentário: trabalhamos tanto para sustentar essas quadrilhas todas infiltradas no estado e nas empresas estatais, então podemos chamar isso de qualquer coisa, de comunismo, de vassalagem, menos de capitalismo! Este depende de trocas voluntárias e de uma economia de mercado que simplesmente não temos no Brasil.
corrupção 03
Por fim, o Marcio bate na tecla da impunidade como freio à corrupção, em vez de essa reação patética da Petrobras de criar novos cargos para investigar nos demais quadros da empresa. Querem colocar a raposa cuidando do galinheiro?
A corrupção que assola o país e deixa metade da população indignada precisa ser combatida em suas raízes. E a ficha vai caindo cada vez para mais gente. Retirar as empresas das mãos estatais e punir severamente os corruptos são as únicas formas de efetivamente reduzir a corrupção epidêmica brasileira. O resto é conversa fiada…
FONTE ROTA2014

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More