Jornalista Andrade Junior

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Balanço da Petrobras assegura condenação dos envolvidos

Pedro do Coutto 


Ao divulgar o balanço de 2014 no qual configura que as perdas em decorrência da corrupção somaram 6,2 bilhões de reais, a Petrobrás de forma direta e indireta assegurou a condenação pela Justiça dos corruptos, corruptores e intermediários que levaram a esse resultado, uma vez que reconheceu oficial e publicamente os assaltos praticados contra a empresa.
O balanço assinala também um prejuízo de cerca de 22 bilhões em todo o exercício passado, resultado em grande parte verificado em consequência de um esquema organizado para roubar e desorganizado para administrar. Esse aspecto encontra-se plenamente destacado em duas reportagens publicadas ontem: a de Rachel Landin, Samantha Lima e Lucas Vetorazzo, na Folha de São Paulo; e de Ramona Ordonez, Bruno Rosa, Marcelo Correa, Henrique Gomes Batista e Renan Sette, no Globo. Isso de um lado.
De outro, imobilizou as tentativas de defesa dos acusados, porque a materialidade das denúncias está comprovada pelo balanço auditado pela Pricewaterhouse e acentuado pelo próprio presidente da estatal Aldemir Bendine, que considerou a existência dos 6,2 bilhões contabilizados uma vergonha na história da empresa. Na realidade, o prejuízo foi muito maior do que o resultado financeiro negativo de 22 bilhões de reais, pois não se pode escriturar quais teriam sido os lucros se a Petrobrás não mergulhasse no maremoto do assalto e do roubo praticamente generalizado. Como não pode haver débito sem crédito, princípio universal da economia, o que foi subtraído da empresa foi parar em outras contas absolutamente ilegais.
ATINGE O PT
A vergonha apontada por Bendine atinge em cheio o PT, principal endereço das propinas, e imobiliza setores do governo que até esta semana se empenhavam em minimizar os efeitos da devastação. Que podem dizer agora depois da revelação oficial? E não só desse montante, mas também da queda causada pela baixa de 44,6 bilhões no valor de seus ativos. Como é o caso, por exemplo, da paralisação das obras do Complexo Petroquímico de Itaboraí. Com a Comperj a empresa perdeu 21,8 bilhões e com a Refinaria Abreu Lima, 9,1 bilhões de reais. Além disso, a Petrobrás decidiu, o que é óbvio diante do prejuízo, não pagar dividendos aos acionistas. Como o governo é o principal acionista, por extensão deixa de arrecadar esta parte. O endividamento cresceu para cerca de 106 bilhões de dólares, montante que analistas da Moody’s calculam serem necessários quase cinco anos para ser saldado.
NO FUTURO
O quadro assim não se esgota no presente, mas se projeta no futuro, acarretando efeitos políticos inevitáveis. Pois afinal de contas, onde se encontravam os governos Lula e Dilma Rousseff que não conseguiram informar-se da torrente que rolava e dos reflexos inerentes a um processo de distância de acontecimentos tão graves? As delações premiadas confirmam as denúncias de forma objetiva e concreta,e nessas denúncias existe um ponto fundamental de convergência: a área em que operava o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, cuja prisão antecedeu de poucos dias a publicação do balanço da Petrobrás.
As informações são confirmadas pelo tom em que são pronunciadas e a firmeza dos responsáveis pelas enormes fontes de recursos. Tão grandes que levaram a perdas bilionárias da Petrobrás e à impopularidade do governo. Afinal de contas, não poderia ser diferente a reação da sociedade brasileira diante de uma lista interminável de escândalos e de personagens responsáveis por todos eles. As perdas não se limitam, entretanto, ao campo moral, mas ao próprio país como Nação democrática.







EXTRAIDADOBLOGTRIBUNADAIMPRENSA

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More