Graças ao sistema híbrido plug-in, modelo de dois lugares pode percorrer até 50 quilômetros utilizando apenas eletricidade
Pretensão? Ainda não sabemos, mas segundo a
Volkswagen, o XL1 é o carro produzido em série mais eficiente em consumo
do mundo, sendo fabricado por métodos artesanais em Osnabrück, na
Alemanha.
A montadora afirma que ele consume
0,9 litro por 100 quilômetros rodados (equivalente a 111 km/l). Graças
ao seu sistema híbrido plug-in (a bateria pode ser recarregada numa
tomada), o modelo de dois lugares pode percorrer até 50 quilômetros
utilizando apenas eletricidade - consequentemente, sem gerar emissões.
O XL1 atinge seus objetivos de eficiência por
meio de princípios de design puramente esportivos: baixo peso (795 kg),
aerodinâmica perfeita (Cd 0,189) e baixo centro de gravidade (1.153 mm
de altura). Tais características dão ao modelo a capacidade de rodar na
estrada à velocidade constante de 100 km/h utilizando apenas 6,2 kW /
8,4 cv de potência. Em modo totalmente elétrico, o XL1 necessita de
menos de 0,1 kWh para percorrer a distância de um quilômetro.
Design
de alta tecnologia com baixo peso, aerodinâmica aprimorada e um sistema
híbrido plug-in – consiste em um motor turbodiesel (TDI) com dois
cilindros (35 kW / 48 cv), motor elétrico (20 kW / 27 cv), caixa de
câmbio de sete marchas com dupla embreagem (DSG) e bateria de íons de
lítio –: esse conjunto torna possível ao novo Volkswagen XL1 emitir
apenas 21 g/km de CO2 (ciclo europeu).
Se necessário, o XL1, que alcança velocidade máxima de 160 km/h, pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 12,7 segundos. O consumo de 0,9 litro de diesel por 100 quilômetros é um número recorde, que até hoje não havia sido atingido por nenhum outro veículo.
Conceitualmente, o XL1 representa a terceira
etapa de evolução da estratégia da Volkswagen no desenvolvimento do
"Carro 1-litro" (automóvel capaz de rodar 100 km/l). Na entrada do novo
milênio, o Prof. Dr. Ferdinand Piëch, que atualmente é o presidente do
Conselho Supervisor da Volkswagen AG, estabeleceu a meta visionária de
colocar no mercado um carro produzido em série que fosse prático para o
dia a dia e consumisse um litro de combustível por 100 quilômetros. Com o
XL1, que pode levar duas pessoas, a ideia tornou-se realidade.
O XL1 mede 3.888 mm de comprimento, 1.665 mm de
largura e apenas 1.153 mm de altura. Para os padrões automotivos
convencionais, essas dimensões são radicais. Comparando, o esportivo
Porsche Boxster é 129 mm mais alto (1.282 mm).
0 comments:
Postar um comentário