Jornalista Andrade Junior

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

AQUI SERÁ INVIAVEL - Volkswagen XL1

 Graças ao sistema híbrido plug-in, modelo de dois lugares pode percorrer até 50 quilômetros utilizando apenas eletricidade

Pretensão? Ainda não sabemos, mas segundo a Volkswagen, o XL1 é o carro produzido em série mais eficiente em consumo do mundo, sendo fabricado por métodos artesanais em Osnabrück, na Alemanha.

A montadora afirma que ele consume 0,9 litro por 100 quilômetros rodados (equivalente a 111 km/l). Graças ao seu sistema híbrido plug-in (a bateria pode ser recarregada numa tomada), o modelo de dois lugares pode percorrer até 50 quilômetros utilizando apenas eletricidade - consequentemente, sem gerar emissões.



O XL1 atinge seus objetivos de eficiência por meio de princípios de design puramente esportivos: baixo peso (795 kg), aerodinâmica perfeita (Cd 0,189) e baixo centro de gravidade (1.153 mm de altura). Tais características dão ao modelo a capacidade de rodar na estrada à velocidade constante de 100 km/h utilizando apenas 6,2 kW / 8,4 cv de potência. Em modo totalmente elétrico, o XL1 necessita de menos de 0,1 kWh para percorrer a distância de um quilômetro.

Design de alta tecnologia com baixo peso, aerodinâmica aprimorada e um sistema híbrido plug-in – consiste em um motor turbodiesel (TDI) com dois cilindros (35 kW / 48 cv), motor elétrico (20 kW / 27 cv), caixa de câmbio de sete marchas com dupla embreagem (DSG) e bateria de íons de lítio –: esse conjunto torna possível ao novo Volkswagen XL1 emitir apenas 21 g/km de CO2 (ciclo europeu).


 Se necessário, o XL1, que alcança velocidade máxima de 160 km/h, pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 12,7 segundos. O consumo de 0,9 litro de diesel por 100 quilômetros é um número recorde, que até hoje não havia sido atingido por nenhum outro veículo.

Conceitualmente, o XL1 representa a terceira etapa de evolução da estratégia da Volkswagen no desenvolvimento do "Carro 1-litro" (automóvel capaz de rodar 100 km/l). Na entrada do novo milênio, o Prof. Dr. Ferdinand Piëch, que atualmente é o presidente do Conselho Supervisor da Volkswagen AG, estabeleceu a meta visionária de colocar no mercado um carro produzido em série que fosse prático para o dia a dia e consumisse um litro de combustível por 100 quilômetros. Com o XL1, que pode levar duas pessoas, a ideia tornou-se realidade.
O XL1 mede 3.888 mm de comprimento, 1.665 mm de largura e apenas 1.153 mm de altura. Para os padrões automotivos convencionais, essas dimensões são radicais. Comparando, o esportivo Porsche Boxster é 129 mm mais alto (1.282 mm).


0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More