Jornalista Andrade Junior

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BOLSA GUERRILHA



COMISSÃO DE ANISTIA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – Criada em 2001.
Conforme denúncia da Revista VEJA do ano de 2010, até este ano o Brasil (Os que pagam impostos), havia gasto $ 2,4 bilhões de reais, distribuídos entre 14 mil brasileiros, supostamente prejudicados por perseguições movidas pela ditadura militar brasileira. Quantia, suficiente para alimentar, durante um mês, 12 milhões de beneficiários do Bolsa Familia.
A revista fez comparações com a indenização paga pela Alemanha aos Judeus em função da Segunda Grande Guerra. O pais contemplou ISRAEL com cerca de $ 9,8 bilhões de reais, como reparação simbólica pelo massacre de 6 milhões  de judeus
Se fosse repartido em fatias idênticas, cada família atingida pelo Holocausto, teria recebido  $1.633,00 reais.
Já a indenização paga no Brasil, igualmente dividida entre os favorecidos, renderia $ l71. 400,00 reais por cabeça. Desequilíbrios provocados pela aplicação de critérios duvidosos resultaram em diferenças abissais entre os companheiros da folha de pagamento. Há quem julgue que estas benesses são obra do PT.
Na verdade a Bolsa Guerrilha  foi aprovada pelo Congresso em 2002, durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso. FHC, marxista de formação, quis premiar os bravos camaradas que lutaram pela instalação de um regime Soviético no pais.  Enquanto o Exército, na época, não tinha verbas sequer para alimentação. O então presidente assinou uma medida provisória  que ampliava a definição e os direitos dos anistiados  políticos.
As principais aberrações observadas, são:
1)    Capitão de Infantaria Carlos Lamarca. Desertou do 6º Reg de Inf (São Paulo), onde furtou todo o armamento e munição existente na companhia que comandava. Dirigiu-se depois para a região sul de São Paulo  onde organizou  uma guerrilha (1970). Em combate com um pelotão da PM de SP, após aprisionado, assassinou  a coronhadas o tenente comandante do pelotão, que havia se rendido para salvar seus soldados feridos – Ten  Alberto Mendes.
Após a deserção, pelo Estatuto dos Militares, o desertor é considerado morto e a família recebe a Pensão Militar que foi o que aconteceu. Posteriormente a Comissão de Anistia do Min da Justiça, concedeu à esposa e filhos do ex capitão uma indenização de $ 300 mil reais, pelos dez anos que estiveram exilados em Cuba.

2)    Ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva Recebe uma pensão mensal de$ 5.000,00 – por ter ficado preso em 1979 por 31 dias.
3)    Presidente Dilma Rousseff – Indenização de $ 72.000,00 por ter sido presa, como guerrilheira,  em 1969
4)    Ex Ministro José Dirceu, chefe de quadrilha do Mensalão $ 59.400,00 – por ter sido obrigado a abandonar o país por 11 anos. Saiu em 1969 com mais 14 guerrilheiros em troca da liberdade do embaixador americano Charles Elbrick
5)    Carlos Heitor Cony- jornalista- Indenização de $ 1.417.072,75 reais e reparação mensal de $ l9.115,19
6)    Ziraldo e Jaguar – cartunistas. Pensões mensais de $ 4365, 88 e indenizações de $ 1.000.253,00 (para cada um)

                                    JANER CRISTALDO   
Jornalista

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More