Jornalista Andrade Junior

domingo, 20 de agosto de 2017

O JARDIM DE NÓS MESMOS

por Paulo Antônio Briguet.

 1. Quando alguém diz que o bem e o mal não existem, ou que é preciso deixar de lado "esse maniqueísmo" e "essa moral cristã", já sei de quem se originou a conversa. Dele mesmo. O cara que deseja levar você para o inferno começa sempre por afirmar que o inferno não existe.
2. E, no entanto, o mal existe. Não só existe, como está solto no mundo. A boa notícia é que nós temos uma maneira de se defender dele: o cultivo da nossa própria consciência individual.
Ela é como um jardim, que deve ser constantemente regado, podado, cuidado. Os dois modos que você tem para cuidar deste jardim — que é você mesmo — são a cultura e a religião.
No fundo, trata-se da mesma coisa: a grande literatura e a tradição sagrada se equivalem a ponto de um escritor como Northrop Frye sustentar que todas as obras da literatura ocidental — todas, sem exceção — têm origem nos textos bíblicos. Mesmo Sade. Mesmo Nietzsche. Mesmo Henry Miller.
3. O diabo não quer que você cultive o seu próprio jardim. Ele quer você reduzido a um autômato, a um escravo totalmente desprovido de imaginação. Porque o mal só triunfa quando a maioria das pessoas não tem repertório intelectual para imaginá-lo. O diabo não quer que você conheça a verdadeira história dos ditadores e dos revolucionários (que frequentemente são a mesma pessoa).
4. Os dois grandes males do mundo contemporâneo — o globalismo e o socialismo — promovem o mal de maneira tão extrema e absoluta que se tornam inimagináveis. Assassinato, aborto, eugenia, eutanásia, tráfico de drogas, censura, destruição da família, ideologia de gênero, lavagem cerebral das crianças e jovens, mentira midiática, ateísmo obrigatório, relativismo moral, corrupção avassaladora — tudo é justificado em nome da conquista e manutenção do poder por uma elite criminosa.
5. Tudo que existe na realidade existiu antes na alta literatura ou nos textos sagrados. Os genocídios do século 20 — que superam o de todos os outros séculos somados — já estavam no Livro do Gênesis, nos Salmos, no Livro do Apocalipse, na Divina Comédia, nos Lusíadas, em Hamlet, em Macbeth, em Guerra e Paz, em Os Demônios, em Crime e Castigo, em The Waste Land, em Mensagem, em Os Sertões, em Triste Fim de Policarpo Quaresma, em O Processo, em Claro Enigma, em Admirável Mundo Novo, em 1984, em Os Rinocerontes, em Arquipélago Gulag...
6. O que está acontecendo agora na Venezuela — e que as forças do mal desejam fazer também no Brasil — é apenas uma repetição de processos revolucionários que ocorreram na Rússia, na Alemanha, na China, no Leste Europeu, no Camboja, em Cuba. Algo que já está em franco avanço na Europa e luta para conquistar os Estados Unidos. É o governo mundial, a ditadura internacional sonhada por Lênin, Hitler, Mao, Stálin e Trotsky. Esse mundo pode ter dois nomes: Getsêmani ou Jardim das Aflições.
7. Volto a dizer: só a cultura literária e a fé religiosa podem nos salvar do mal absoluto. Cuidemos do jardim de nós mesmos, para que os fazedores de deserto não venham a devastá-lo.
Fale com o colunista: avenidaparana @ folhadelondrina.com.br



































extraídadepuggina.org

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More