Jornalista Andrade Junior

sábado, 20 de dezembro de 2014

Comandante da Marinha - Alte Moura Neto - INFORMATIVO À TURMA MENDES

Prezados amigos da Turma Mendes
1. Nesses últimos dias, tenho recebido pesadas críticas de companheiros, indignados com uma manchete dos jornais de sábado, na qual eu teria dito: "A Comissão da Verdade cumpriu o seu papel".
2. Pela amizade que sempre nos uniu e pelo apoio que nunca me faltou por parte da Turma Mendes, encaminho a todos o e-mail enviado aos Almirantes-de-Esquadra da ativa e da reserva, no qual são dados alguns esclarecimentos:

"A fim de dirimir quaisquer dúvidas geradas sobre as minhas declarações em resposta aos questionamentos relacionados à entrega do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), durante a entrevista coletiva concedida em dia 12 de dezembro, por ocasião da cerimônia de inauguração do Prédio Principal do Complexo do Estaleiro de Construção de Submarinos, esclareço que:


a) Determinei a leitura minuciosa e analítica do relatório final da CNV, a fim de mapear todos os dados relacionados à Marinha do Brasil (MB) constantes nesse documento. Enquanto esse processo é executado, aguardar-se-ão as orientações do Governo Federal, a fim de adotar as medidas cabíveis para a defesa do posicionamento da Força; e

b) A declaração de que CNV “cumpriu seu papel” não denota a concordância com o conteúdo do relatório. “Cumprir seu papel”, nesse caso, significa tão somente o reconhecimento de que as tarefas atribuídas àquela Comissão, descritas na Lei nº 12.528/2011, sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff, foram concluídas com a produção do relatório final apresentado em 10 de dezembro.Por oportuno transcreve-se abaixo o texto, na íntegra, que foi mencionado por mim e publicado na mídia:
- A Comissão Nacional da Verdade cumpriu o papel dela. Fez o relatório sobre o qual nós não tivemos a oportunidade de nos debruçar.  Então não podemos analisar o que foi escrito. - disse o almirante, na terceira vez em que foi perguntado sobre as conclusões da CNV.
Por fim, ressalta-se que continuarei perseguindo, incansavelmente, a preservação da imagem da Força, conquistada com o árduo trabalho de homens e mulheres que, com honradez e retidão de caráter, construíram uma instituição sólida e coesa, respeitada pela sociedade brasileira."
 
3. Além disso, gostaria de levar a vocês:
a) A minha preocupação, que é grande, quanto ao que o Governo fará com o Relatório. Não creio que haja interesse em discutir o assunto pela imprensa. A polêmica não ajuda.
b) Devo dizer-lhes que não concordo com o teor do documento. Estou encaminhando Ofício ao MD, com o meu repúdio e o da Marinha, quanto ao fato de serem incluídos nomes de Chefes Navais que merecem todo o nosso respeito, além de outras inverdades.

c) Fiquem certos que sempre procurarei fazer o melhor pela Força, dentro da minha responsabilidade de conduzi-la, bem como de preservar os seus projetos estratégicos, mesmo que isso não seja compreendido por alguns companheiros.

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More