Jornalista Andrade Junior

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

APARELHINHO ESPIÃO



Adaptador colocado antes do conector do teclado pode ser usado para roubar dados do usuário do computador! Mas será que esse aparelho existe mesmo?
O alerta não é novo! Circula pela web há vários anos e sempre volta a aparecer nas redes sociais e em blogs. De acordo com o texto, é preciso tomar muito cuidado ao usar computadores em lan houses, hotéis ou em cybercafés, pois pode haver um pequeno dispositivo conectado entre o teclado e o desktop.
O dispositivo, segundo o texto, é usado por criminosos para capturar os dados digitados pelo usuário para, posteriormente, poder usa-los para roubar dados da vítima.
Ao final do texto, o alerta pede – em letras maiúsculas – para que o alerta seja repassado ao maior numero de pessoas.
Na foto acima, uma reprodução do aviso que se espalhou pela internet.

Verdadeiro ou falso?

É verdadeiro! Apesar do texto possuir várias características de um boato virtual, o aparelhinho existe mesmo!
O Keylogger ou Espião de Teclado é um pequeno dispositivo que consegue gravar tudo o que é digitado através do teclado. Depois, com ajuda de algum software específico, o “espião” pode acessar os dados ali gravados.
Pode ser usado tanto para roubar dados pessoais (como senhas bancárias e/ou de e-mails), quanto para monitorar os filhos e/ou empregados de uma empresa.

 

Modelos

Existem vários modelos de keyloggers à venda por aí. No Mercado Livre, por exemplo, podemos comprar o aparelho com bastante facilidade.
Há, inclusive, modelos sem fio que podem enviar as informações por uma rede wireless.
Abaixo, um keylogger para conexão USB:

Confusão

É preciso que fique bem claro que a existência de um adaptador no teclado do computador não significa necessariamente que aquele equipamento está sendo monitorado!
Muitas vezes são usados adaptadores normais que convertem a conexão PS2 para USB ou de PS2 para Serial:

Versões mais discretas

Podemos encontrar versões de Keyloggers que não necessitam de instalação física no hardware do computador. Nesse caso, o usuário instala um programa na máquina que deseja monitorar para que ele lhe envie tudo o que está sendo digitado por e-mail ou salve num arquivinho de texto. Basta dar uma busca por “keylogger software” no Google.

Como não ser vítima dos keyloggers?

  • Evite entrar em sites como os de bancos em computadores públicos;
  • Ao acessar sites bancários em locais públicos, evite inserir sua senha através do teclado (prefira o teclado virtual).
  • Conheça a reputação do local de onde está acessando;
  • Exija que seus dados de navegação sejam apagados da memória do equipamento;
  • Não forneça a suas senhas a terceiros (às vezes, o usuário fica tão preocupado com a sua senha, mas se esquece de que alguém pode estar vendo o que está sendo digitado por cima dos seus ombros)

Conclusão

O tal aparelho existe mesmo! No entanto, o fato de haver um adaptador de teclado atrás do computador não significa que se trata de um espião. Ah! É bom saber também que existem keyloggers em forma de softwares que são difíceis de serem identificados!

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More