Jornalista Andrade Junior

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MOMENTO MUSICAL - ABILIO MANOEL

NO MOMENTO MUSICAL PARA COMEÇAR MUITO BEM A SEMANA, A PRESENÇA DE UM GRANDE NOME DA MÚSICA BRASILEIRA, VENCEDOR DO FESTIVAL DE MUSICA DE 1969, ABÍLIO MANOEL. -  CAVALEIRO ANDANTE


SEGUNDO A WIKIPÉDIA Abilio Manoel (Abilio Manuel Robalo Pedro) (Lisboa, 3 de fevereiro de 1947Itacaré, 30 de junho de 2010 foi um cantor, compositor e produtor musical português radicado no Brasil.
Abilio também foi radialista, publicitário, diretor de cinema, operador de áudio e compositor de jingles e trilhas sonoras Iniciou sua carreira em 1966, quando se preparava para ingressar na faculdade de física. Começou se apresentando no programa Show do Meio-Dia, apresentado por Pagano Sobrinho na TV Excelsior.
 ANDRÉA

http://www.youtube.com/watch?v=6Od1z3fK4l0

Em 1967, ingressou na Universidade de São Paulo e, ao mesmo tempo que estudava física, se apresentava em shows universitários promovidos no campus. Naquele ano, foi convidado para representar a USP no I Festival Latino-América de la Canción Universitaria, em Santiago (Chile), no qual conquistou o prêmio de melhor compositor, graças à canção "Minha Rua".
Logo a popularidade no meio universitário chegou aos meios de comunicação, e, ainda em 1967, foi convidado a participar do programa de Hebe Camargo, de grande audiência, onde cantou três músicas. Essa apresentação lhe trouxe o primeiro contrato, com a gravadora Odeon, pela qual gravaria, no ano seguinte, seu primeiro LP, com direção musical de Milton Miranda e arranjos e regência de Edmundo Peruzzi, a ser lançado em 1969.

Em 1968, concorreu no festival da TV Excelsior — com a música "Quem Dera…" — e no Festival Internacional da Canção — com "Catavento". Depois veio o I Festival Universitário da TV Tupi, do qual participou com "Samba de Roda" e "Tudo Bem, Tudo Certo" — seu primeiro compacto simples.
Em 1969, venceu o II Festival Universitário (TV Tupi), com "Pena Verde" — talvez seu maior sucesso, cujo compacto-simples alcançaria o topo das paradas em 1970, tornando-o conhecido em todo o país. Essa canção foi gravada em francês por Marie Laforet.
Morreu de infarto aos 63 anos, quando terminava suas férias na Bahia e se preparava para voltar à ativa.



0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More