Jornalista Andrade Junior

domingo, 29 de julho de 2018

Bolsonaro encosta em Lula, mas quem vence são os indecisos, brancos e nulos

Carlos Newton

A revista Veja publica pesquisa realizada pela Ideia Big Data, que confirma levantamentos anteriormente do Ibope, Datafolha e outros institutos, demonstrando que a eleição ainda não começou. A rotina se repete, monotonamente, no mais importante quesito da apuração – a chamada pesquisa espontânea, em que o entrevistador faz a pergunta principal ao eleitor: “Em quem você vai votar?”. Os outros quesitos são todos induzidos, mediante apresentação de listas, e o eleitor então escolhe um nome, são pesquisas de muito menos precisão.
O resultado do Instituto Ideia Big Data é impressionante. Mostra que 43% (quase maioria absoluta dos eleitores) continuam indecisos, e outros 21% já decidiram votar nulo ou em branco. Juntos, são 64%, um índice próximo à maioria de dois terços.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – Em meu ponto de vista, o resultado da pesquisa espontânea é o único confiável e que deve ser levado em consideração. Mostra que o índice de rejeição à política (brancos e nulos) está dentro do esperado – 21%.
O índice que realmente surpreende e espanta é o número de indecisos, os eleitores que ainda pretendem escolher um candidato e votar nele. São 43%, algo nunca visto tão próximo à eleição.
Aliás, 43% é percentual que indica votação vitoriosa em segundo turno. Se a legislação brasileira não levasse em consideração apenas os “votos válidos”, a eleição de 2018 estaria como séria candidato à anulação, devemos reconhecer que a desmoralização da classe política no Brasil é realmente arrasadora.
LULA EM BAIXA – Outro dado impactante é que, apesar de toda a campanha nacional e internacional pela “vitimização” de Lula, para isentá-lo dos crimes cometidos e transformá-lo em “perseguido político”, a apuração do Ideia Big Data mostra que o suposto candidato petista está em baixa.
A “pesquisa espontânea”  mostra Lula descendo (17%) e Bolsonaro subindo (14%), já em empate técnico. Os demais candidatos, como dizem os turfistas, nem aparecem no photochart – Ciro Gomes tem 2%, enquanto Alvaro Dias, Geraldo Alckmin e Marina Silva empatam na quarta colocação, com 1% cada um. Os demais fazem apenas figuração.

O resultado confirma a tendência de que Bolsonaro, nas atuais condições de temperatura e pressão, deve ir ao segundo turno. Como Lula não será candidato e a própria pesquisa Ideia Big Data calcula que ele conseguirá transferir apenas um terço de seus votos, a outra vaga no segundo turno está em aberto. Então, façam suas apostas.




















extraídadetribunadainternet

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More