por Samuel Pessôa Folha de São Paulo
O governo de Dilma Rousseff se aproxima do final. O impedimento da
presidente é o cenário básico de 9 entre 10 consultorias de política
país afora. A conversa corrente entre os consultores políticos é que
somente um fato novo extremo –por exemplo, suicídio do ex-presidente
Lula ou mesmo um atentado ou algo do gênero– seria suficiente para
estancar o processo político de impedimento da presidente.
A crise econômica resulta da sobreposição de duas dinâmicas: o péssimo
desempenho da produtividade, que resulta dos efeitos defasados do
desastrado intervencionismo da nova matriz econômica, em associação a
uma crise fiscal aguda que redunda em desequilíbrio estrutural das
contas públicas.
Ao longo de 12 anos, de 1999 até 2010, nosso desequilíbrio fiscal ficou
escondido, pois nesse período a receita recorrente real da União cresceu
a 6,8% ao ano, para um produto real que crescia a 3,4% ao ano.
De 2011 até 2014, a receita real recorrente da União passou a ter um
comportamento normal: cresceu à mesma velocidade da atividade econômica.
Quatro anos de vida normal da receita foram suficientes para tornar o
superavit de 2% em 2010 em um deficit recorrente de 1,5% em 2014.
No primeiro mandato, a presidente decidiu não enfrentar a agenda fiscal
estrutural. Empurrou com a barriga quatro anos. Para esconder os
problemas fiscais, utilizou diversos artifícios: receitas não
recorrentes, contabilidade criativa e, por fim, pedaladas fiscais.
Para ganhar as eleições, mentiu de A a Z. Aos seus eleitores e à sociedade.
Empregou políticas que, ao custo de agravar ainda mais nossos
desequilíbrios, sustentaram o emprego e a renda até a eleição.
Adicionalmente, protagonizou, sob a liderança de João Santana, campanha
agressiva e mentirosa demonizando os adversários. Muitas pontes foram
queimadas.
O volume enorme de mentiras, a alteração abrupta do desempenho
econômico, as pontes queimadas na campanha, agravadas pela incompetência
política aguda nos primeiros cem dias do segundo mandato, minaram
qualquer capacidade de governar da presidente. O Pelé do PT foi chamado
tarde demais. Talvez, há seis meses, teria dado tempo.
Em maior ou menor grau, todos praticam estelionato eleitoral. Fernando
Henrique Cardoso praticou em relação ao câmbio, mas não em relação ao
ajuste fiscal. Na política, a quantidade importa.
É possível argumentar que as eleições presidenciais americanas são ainda
mais violentas –é verdade. Mas as instituições políticas americanas são
majoritárias, não requerem no dia seguinte da eleição o nível de
consorciativismo requerido por nossas instituições.
Aqui é necessário entender a lógica do sistema e jogar segundo as
regras: as formais e as informais. A presidente ganhou perdendo. É
presidente, mas não governa.
Em vez da bela imagem de FHC passando a faixa a um candidato
oposicionista, legando uma economia crescendo pouco mais de 2% e um
superavit primário de 3% do PIB, teremos a presidente saindo pelas
portas dos fundos do Palácio do Planalto, que será ocupado pelo seu
vice, sabe-se lá até quando, e a economia na maior depressão dos últimos
120 anos.
O erro do PT foi jogar o jogo da política sem se preparar para o retorno
à oposição. Pagar qualquer preço para se perpetuar no poder é, do ponto
de vista do longo prazo de um partido, estratégia desastrosa. Persistir
na estratégia de alongar esse governo somente aumentará os custos para o
país e para o PT.
EXTRAÍDADEROTA2014BLOGSPOT
0 comments:
Postar um comentário