Jornalista Andrade Junior

segunda-feira, 28 de maio de 2018

O ETANOL E O MONOPÓLIO MAIS PROTEGIDO DO MUNDO!

PERCIVAL PUGGINA

A Petrobras é uma empresa monopolista que muitos brasileiros, infantilmente, consideram “sua”, uma espécie de boneco de pano de estimação. Se disserem a eles que a Petrobras não é deles, chorarão como crianças.
Pois bem, essa empresa é petroleira. Seu negócio é petróleo, produto para o qual o Brasil desenvolveu tecnologia e toda uma cadeia produtiva para proporcionar um combustível concorrente, chamado etanol. E o que fez o protecionismo brasileiro para defender a Petrobras desse competidor? Sob cuidados da ANP, a política em relação ao Etanol torna compulsórias as intermediações das distribuidoras.
Segundo o jornalista Claudio Humberto, no Diário do Poder, a entrega de etanol aos postos é realizada por apenas três distribuidoras, que pagam em média R$ 1,54 por litro de etanol e o revendem por R$ 3,19. Obviamente, etanol mais barato concorreria com a gasolina e isso não seria bom para a empresa estatal detentora de um benefício desse porte. É a boa estratégia para a empresa “estratégica”.

























EXTRAÍDADEPUGGINA.ORG

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More