Jornalista Andrade Junior

terça-feira, 29 de maio de 2018

"A Venezuela é aqui",

por Ascânio Seleme O Globo

Para que serve uma empresa estatal? De que adianta ao Estado brasileiro deter o controle da Petrobras? Se for apenas para obter lucro, melhor privatizar. Depois desse colapso nas estradas brasileiras, o argumento de que é importante manter sob o controle do Estado setores estratégicos da economia não cola mais. Se o governo não quer ou não consegue privatizar a Petrobras, e tampouco pode usar seu poder regulador na empresa, que quebre seu monopólio no refino, sua hegemonia na exploração e incentive a concorrência na distribuição.
Se fosse um indivíduo, a Petrobras sofreria de distúrbio bipolar. Durante os governos do PT foi controlada com mão de ferro, vilipendiada e assaltada vergonhosamente. Perdeu mais de US$ 150 bilhões em 13 anos. No governo do MDB, viu-se absolutamente livre e fez o que bem entendeu, como se fosse uma empresa cem por cento privada. Em 2017, voltou a lucrar na casa dos bilhões. Nada contra o lucro, mas a Petrobras passou a viver o melhor dos mundos, usufruindo os benefícios das empresas públicas e atuando com a liberdade do setor privado.
O Brasil ficou parecido com a Venezuela nestes últimos dias. Supermercados e farmácias racionaram artigos ou tiveram estoques esgotados. Prateleiras vazias foram o segundo retrato da crise, depois das estradas paradas. Hospitais tiveram dificuldade de se abastecer de insumos e oxigênio. Não era falta ou pouco dinheiro no bolso do comprador. Produtos ficaram retidos nas barreiras ou não conseguiram ser escoados dos locais em que foram produzidos. Faltaram hortaliças, carnes, ovos, remédios. Faltou água. E aqui, ao contrário da Venezuela, também faltou combustível.
Se visto por outro ângulo, o Brasil lembrou os tempos do Plano Cruzado do governo Sarney, quando o congelamento forçado de preços fez sumir alimentos dos supermercados, sobretudo proteína animal. E os aumentos da gasolina, que eram anunciados à noite para valer a partir do dia seguinte, produziam filas quilométricas de carros nos postos. Mas o que as prateleiras vazias e as filas nos postos de hoje provaram de forma cabal é que somos um país muito frágil.
Somos vulneráveis porque o governo é fraco, imprevidente e parece não enxergar à frente. Era claro que os preços dos combustíveis, sobretudo do óleo diesel, estavam acima do suportável. Para o transporte de cargas era impeditivo. O Brasil está superpovoado de caminhões graças ao crédito facilitado no governo Dilma como instrumento para manter o crescimento da economia, que não ocorreu. Com muito mais oferta do que procura, os caminhoneiros perderam poder de negociação e não conseguem melhorar o valor do frete.
Nossa malha rodoviária é obsoleta porque mais de 60% das cargas do país são transportadas por estradas. A opção rodoviária brasileira jamais foi acompanhada de políticas adequadas para o setor. Os últimos governos do Brasil, Sarney, Collor, Itamar, FH, Lula, Dilma e Temer, nunca cuidaram das estradas do país e tampouco investiram em ferrovias ou hidrovias para mudar o modal dos transportes do país. Deu no que deu, nessa total dependência no óleo diesel.
A rodovia Presidente Dutra, a estrada que une Rio a São Paulo, as duas maiores cidades do país e as suas regiões metropolitanas, tem apenas quatro pistas, duas de cada lado. Sem poder de barganha e com estradas fáceis de serem obstruídas, como a Dutra, os caminhoneiros conseguiram uma mobilização inédita e estão transferindo para o bolso de todos nós o custo do seu ofício. Todos pagamos pelo combustível mais alto, agora vamos arcar também com a redução dada aos caminhoneiros.
PODE PIORAR
O impacto do diesel na agricultura é tão grave ou até mais grave do que no transporte de cargas. Um produtor rural distribuiu na internet um vídeo em que calcula o custo do combustível na produção. Para ele pagar os 57 litros de diesel usados pelo seu trator Massey Ferguson 255, tem que vender 181 litros de leite, 41 dúzias de ovos ou sete sacos de 50 quilos de milho. Vem mais encrenca por aí.
CARACA!
Por falar em desabastecimento, acabaram os horrendos engarrafamentos de trânsito que fizeram história na capital venezuelana. Foram diminuindo aos poucos e hoje quase não existem mais. Nem o preço baixíssimo da gasolina, inteiramente subsidiada pelo governo, conseguiu superar o problema da falta de produtos. O problema são as peças de carros que não chegam, e quando chegam seus preços são impraticáveis. Quebrados, os carros simplesmente param de circular. E o venezuelano ainda não tem a expertise do cubano. Mas, calma, com mais 40 anos de bolivarismo eles chegam lá.
O MELHOR DO MUNDO
O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse numa entrevista ao Estúdio I, da Globo News, que o de Temer “é o melhor governo do país por hora de mandato”. A declaração foi tão surpreendente que não coube qualquer reação.
TINDER ELEITORAL
Os principais assessores de Marina Silva procuram amigos para a candidata. A solidão da sua candidatura preocupa os mais próximos. Estão convencidos de que sozinha ela não vai a lugar nenhum. E saíram a campo para buscar aliados em outros partidos. O sonho da candidatura pura, diferente da velha política, está virando pesadelo. A turma de Marina já procurou PHS, PV e PSB, além de nomes suprapartidários como o de Cristovam Buarque.
BETTO TINHA RAZÃO
José Dirceu, enfim, deu o braço a torcer. Frei Betto tinha toda razão, disse ele a amigos antes de voltar para a cadeia. O ex-ministro fazia referência ao livro “A mosca azul”, em que o religioso e escritor dizia que o grande erro do PT foi o de não ter politizado o Brasil. O partido achou que podia fazer a sua revolução usando os velhos truques da política nacional. Se deu mal.
POR BAIXO DOS PANOS

No esforço de mudar sua imagem radical e maquiar seu verdadeiro perfil autoritário, o deputado e pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro disse que vai continuar atirando, mas agora com silenciador. Quer perigo maior do que este? Significa, em bom português, que Bolsonaro vai dissimular, vai fazer uma coisa às claras e o seu inverso escondido. Perigo!






























extraídaderota2014blogspot

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