Jornalista Andrade Junior

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Doenças hepáticas são silenciosas

Fígado judiado

Já que você sabe que não vai parar de beber, veja como compensar as agressões ao órgão que organiza a função hepática

Nos dias de hoje tudo é motivo para beber: alegrias, tristezas, comemorações, happy hours, jogos de futebol, eventos, jantares ou mesmo sozinho em casa depois de um dia estressante.

Se a sua rotina é assim e você não enxerga possibilidades de se manter longo do copo, é bom conhecer algumas dicas de como proteger um dos seus melhores amigos, o fígado, órgão mais atingido com essa quantidade frenética de bebida alcoólica ingerida constantemente. 

“Infelizmente não existem alimentos que comprovadamente melhorem a função hepática. No entanto, aqueles livres de gorduras podem proteger o fígado após um abuso, como os carboidratos simples (frutas e grãos)”, explica Renata Montanari, clínica geral da Universidade Federal de São Paulo. 

 “É bom lembrar que não é só o álcool que é tóxico ao sistema hepático. Medicamentos que contém paracetamol, como anti-inflamatórios, remédios para tuberculose e hanseníase também são”, alterta Montanari. “A união do álcool com qualquer uma dessas substâncias é extremamente cruel”.

Se você se identifica com as gafes hepáticas descritas acima, tente amenizar os efeitos das suas atitudes negativas com as dicas da especialista:

- O fígado humano suporta, em média, seis latinhas de cerveja. Por isso, tenha em mente que esta é sua quantidade limite.

- Multiplique o teor alcoólico da bebida (escrito no rótulo) pela quantidade de mililitros ingeridos. Por exemplo: uma cerveja =  0,05 x 355ml= 17,75. Ou seja, é recomendável que você pare na 4ª latinha.
 
Emagreça. A gordura encontrada em abdomens salientes pode comprimir os intestinos, dificultando a absorção e estimulando bactérias a fermentarem as sobras, desencadeando doenças.

- Faça check-ups periódicos. Doenças hepáticas são silenciosas e causam no máximo um desconforto do lado direito do abdômen.

- Evite tomar paracetamol. O medicamento libera um subproduto danoso que destrói as células do fígado, e pior, o álcool potencializa esse fenômeno.

- Se você faz uso contínuo de medicamentos, fique atento e peça ao seu médico um teste de função hepática. Anabolizantes e drogas ilícitas, como a cocaína e o ecstasy, são extremamente tóxicas.

- Lembre-se que o álcool engorda até mais do que qualquer outro alimento. Ele possui cerca de sete calorias por GRAMA! Ou seja, duas colheres de sopa de bebida alcoólica contém, de acordo com cada bebida, de 80 a 90 calorias.

- O álcool é chamado pelos especialistas de caloria “vazia”, pois não contém nenhum nutriente benéfico, como vitaminas e sais minerais.

- Trate seu fígado com respeito: lave tudo antes de comer e evite contato sexual sem proteção.

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More