Jornalista Andrade Junior

quarta-feira, 22 de abril de 2020

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS. PODE ME EXPLICAR???

ANDRADE JUNIOR

Confesso, queria mesmo entender. O Ministro do STF, Alexandre Morais, que é um dos Ministros mais preocupados com a "democracia", (aquele mesmo que determinou a censura no Antagonista), e também muito preocupado com a população de modo geral (determinou que fosse apurado os desmandos ocorridos em alguns estados onde cidadãos de bem, sem ter cometido qualquer crime foram presos a mando de Governadores e Prefeitos e que também reduziu seu salário e os penduricalhos que recebe como Ministro além de já ter feito incontáveis doações desde o início da Pandemia do Covid 19), determinou a abertura de inquérito para apurar os responsáveis por manifestações "antidemocráticos".
Queria saber onde é que houve as manifestações "antidemocráticas". Ora se manifestações aconteceram é óbvio que foram democráticas, haveria uma atitude antidemocrática se as manifestações não acontecessem. Se elas fossem impedidas isso seria antidemocrático, assim como foram as prisões de pessoas que foram à praia  (esposa e filha do deputado Luis Lima), da senhora que estava em um banco da praça, enfim, isso não só foi antidemocrático como cerceou a liberdade do individuo, prisão sem um crime e abuso de autoridade.
Veja bem o termo origina-se do grego antigo δημοκρατία (dēmokratía ou "governo do povo"), que foi criado a partir de δῆμος (demos ou "povo") e κράτος (kratos ou "poder") no século V a.C. para denotar os sistemas políticos então existentes em cidades-Estados gregas. Mais adiante Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política. Trocando em miúdos, a democracia é a vontade popular, com isso, em nenhuma das manifestações aconteceram  atitudes antidemocráticas, pelo contrário, em todas as manifestações houve, sim, a expressa vontade do povo. 
Não vou dizer que sou contra ou mesmo a favor de intervenção militar ou volta de um ou outro Ato Institucional, mas é importante destacar que as pessoas estavam apenas e tão somente manifestando sua vontade, fato que não é proibido, trata-se de liberdade de expressão, fato que é garantido na constituição.(por enquanto ou até onde sabemos, quem sabe se o senhor ministro não decidir, com sua caneta, nos tirar esse direito, afinal, o STF vem fazendo vista grossa para tantos desmandos que governadores e prefeitos vem fazendo que não duvido querer também nos tirar esse direito legitimo). Bom deixar claro que, no artigo 142 da nossa Constituição Federal é permitida a intervenção das forças armadas ao atribuir à elas a defesa da Pátria, a garantia dos poderes e a garantia da defesa e da ordem, com isso, quando há um movimento pedindo a intervenção militar não é um movimento antidemocrático. As manifestações ocorreram de forma pacifica, então fica a pergunta, onde está o crime? O que atenta mais contra a democracia - invocar um dispositivo constitucional ou impedir alguém de se expressar de forma pacífica? 
Essa decisão de "caça aos fantasmas" revela bem o momento que vivemos. Se a Globolixo tratou isso daquela forma, temos que apurar, prender e sentenciar os que planejaram e participaram das manifestações. Como a Globolixo nada manifestou sobre as arbitrariedades de prisões sem crime e até o esdrúxulo decreto do Governador petista, lá do Piaui, que autorizou agentes da defesa civil ou autoridades do combate ao coronavírus de entrarem na casa das pessoas sob o pretexto de prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação, um risco à propriedade privada, onde a nossa constituição foi rasgada, o Ministro não se manifestou. 
Nós cidadãos esclarecidos estamos observando bem quem é quem, principalmente nesse período de Pandemia. Infelizmente não podemos encher a boca e falar em democracia, pois o poder não tem emanado do povo e para o povo. Os representantes do povo que estão no congresso nacional para nos representar, em sua grande maioria, não nos representa. Ao povo só nos compete votar e calar. Aliás, o povo até escolheu e votou em um presidente descente, mas os senhores deputados e senadores não foram os escolhidos. Pior ainda os ministros do STF que todos sabemos não tem as qualificações necessárias para o cargo que ocupam, mas lá estão, como o Ministro Alexandre Moraes, graças ao padrinho forte que tinha. 
Bom lembrar que as pessoas que participaram das manifestações pedindo a intervenção militar, assim o fizeram porque estão desencantados, desesperados com o trágico fim de nossa democracia. É importante que, ao invés de mandar apurar manifestações antidemocráticas (volto a dizer que antidemocrático seria impedir qualquer tipo de manifestação), é prudente que se ouça os reais interesses do povo. De todos, apenas o Presidente Bolsonaro, assim tem feito, aliás, foi eleito para ser o representante do povo e vem cumprindo fielmente aquilo que prometeu como quando era candidato. Rompeu com aquele toma lá, dá cá, com troca de favores, com repasses absurdos principalmente para a Globolixo e outros veículos de comunicação, tem falado a verdade, seja contra alguns Deputados e Senadores ou mesmo contra alguns ministros do STF. Isso vem causando o constrangimento de muitos e a campanha não contra o presidente, mas, sim, contra o nosso País. Importante finalizar dizendo que esse inquérito aberto por determinação do Ministro é mais um circo politico bancado por dinheiro público, que deveria ser destinado à saúde, segurança e educação. Os manifestantes realizaram seus atos de forma pacífica, ninguém instou as forças armadas para a realização de um golpe. Não houve violência, muito menos crime. Vão condenar quem baseado em que?


Andrade Junior - Jornalista

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More