TEXTO DE AUTORIA DE REINALDO AZEVEDO. RECEBI POR E-MAIL, LI E NÃO PODERIA DEIXAR DE COMPARTILHAR COM OS LEITORES DO BLOG.
Mercadante decide maquiar os números do Ideb e prepara o desastre final no ensino médio, que será transferido para as universidades federais. É uma obra de gigante, em parceria com Dilma
Se
a educação brasileira já amarga alguns vexames em exames
internacionais, é porque ainda não vimos — será coisa para os nossos
filhos — o resultado dos desastres que estão sendo contratados agora. A
dupla Dilma Rousseff-Aloizio Mercadante está preparando uma bomba de
efeito retardado, que vai explodir mais adiante. Tão logo a presidente
meta as digitais na lei que institui 50% de cotas das universidades
federais para alunos oriundos do ensino público, essas instituições
estarão marcando um encontro com o declínio. Viverão dias piores do que
os atuais, que já não são gloriosos.
Preconceito
contra aluno da escola pública? Besteira! O problema é que essa é
escola é ruim de doer. A seleção dos mais aptos a enfrentar um curso
universitário pode ser uma evidência de que o sistema é ruim, mas ao
menos preserva o terceiro grau público de horrores extremos. Essa linha
está sendo rompida. Nos últimos 10 anos, dobrou o percentual de
universitários praticamente analfabetos: de 2% para 4%; aumentou
brutalmente o de estudantes não plenamente alfabetizados: de 24% para
38%. E vai piorar.
Depois do
resultado desastroso do Ideb, especialmente para o ensino médio,
Mercadante resolveu ter uma ideia — e eu sempre temi por esse momento.
Quer mudar a grade curricular do ensino médio, diminuindo o número de
disciplinas, adaptando-a àqueles nomes entre o intangível e o pernóstico
das provas do Enem: “Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias” (língua
portuguesa e uma língua estrangeira ao menos), Matemática e Suas
Tecnologias (é aquela tal matemática), Ciências da Natureza e Suas
Tecnologias (física, química e biologia), Ciências Humanas e Suas
Tecnologias (história, geografia, sociologia, filosofia). Se você quer
compreender os propósitos do MEC com essa nomenclatura, clique aqui. Mas trague bem devagar…
Já andei
escrevendo sobre algumas delinquências intelectuais em questões do Enem.
Em “Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias”, pobre do aluno que não for
um apreciador de história em quadrinhos, por exemplo! Se ele não souber
a diferença entre um pronome e uma fatia de mortadela, isso não é assim
tão relevante. Mas não vou me perder nisso agora. Embora as provas
tenham aqueles nomes arcanos, basta examiná-las para saber que as
disciplinas originais, não obstante, continuam lá — embora filtradas,
especialmente nas ciências humanas, pelo viés social, proselitista e até
populista.
Muito bem!
Mercadante, o nosso gênio reformador, diz que vai querer menos
disciplinas. Entendo, então, que professores generalistas passariam a
dar aula, deixem-me ver, de “Ciências da Natureza”. Certo! Teremos
químicos explicando o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, físicos
ensinando os mistérios dos esporos e biólogos descobrindo os caminhos
insondáveis da química inorgânica!
Em
“Ciências Humanas e Suas Tecnologias”, que já é mesmo terra de ninguém,
prestando-se a toda sorte de vigarices (e os professores sérios não se
zanguem, porque vocês sabem do que estou falando), geógrafos poderão
abandonar de vez os afluentes do Amazonas (brincadeirinha…) e a altitude
do Aconcágua para se dedicar, como está naquela verborreia do MEC, a
“comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre
determinado aspecto da cultura”. Não sei que zorra é essa, mas deve ser
importante… Mesmo que o professor de filosofia seja um ignorante em
história, ele pode ocupar o seu tempo (também cito o MEC), “analisando o
papel da justiça como instituição na organização das sociedades”. Tendo
o professor de história de dar aula de geografia, ele que reconheça “a
função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas”.
Compreenderam?
Onde estão
esses professores? São formados por qual universidade? Nas escolas
particulares de alta performance, professores distintos dão aula de
álgebra e geometria, por exemplo. Em alguns, a química também tem os
seus especialistas — há os que preferem a orgânica; há os que preferem a
inorgânica. Mercadante quer fazer a sua revolução sem nem mesmo a
definição de um currículo mínimo.
Maquiagem dos números
O ministro tomou outra decisão importante. Como não gostou dos números do Ideb, resolveu mudar o critério. Perde-se, assim, a série histórica. E vocês já podem esperar um grande salto nos anos seguintes. Leiam o que informa Rafael Moraes Moura, no Estadão. Volto em seguida:
O ministro tomou outra decisão importante. Como não gostou dos números do Ideb, resolveu mudar o critério. Perde-se, assim, a série histórica. E vocês já podem esperar um grande salto nos anos seguintes. Leiam o que informa Rafael Moraes Moura, no Estadão. Volto em seguida:
Uma semana
após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) de 2011 ter apontado a estagnação do ensino médio no País, o
Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta terça-feira, 21, que mudará
a fórmula para calcular o índice. Em vez de usar a Prova Brasil, que
indica que o desempenho dos estudantes ficou praticamente estável entre
2009 e 2010, o governo utilizará os resultados do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem), que mostram um avanço na aprendizagem.
O ministro
da Educação, Aloizio Mercadante, nega que a troca tenha como objetivo
maquiar os números do Ideb. “O Enem é que realmente avalia a qualidade
do ensino médio.” Para ele, o estudante faz o Enem com mais empenho,
pois a nota pode ser usada para entrar em universidades. Já a Prova
Brasil é apenas uma avaliação, diz. “O Enem ele faz sabendo que é uma
prova decisiva, ele dá o melhor de si.” A ideia é adotar a nova equação
já no próximo Ideb, em 2013.
Hoje o
Ideb combina o desempenho na Prova Brasil com a taxa de aprovação.
Comparando a evolução do desempenho em português e matemática nesta
prova, a avaliação dos alunos no ensino médio ficou praticamente estável
entre 2009 e 2011. A evolução do Ideb no ensino médio foi tímida –
saltou de 3,6 (2009) para 3,7 (2011). Se considerar só a rede estadual, o
indicador se manteve estagnado em 3,4, sendo que no Distrito Federal e
em nove Estados houve queda.
Já no
Enem, a nota dos concluintes do ensino médio de escolas públicas saltou
de 480,2 para 492,9 em matemática, entre 2010 e 2011 – a Teoria de
Resposta ao Item (TRI) calibrou o grau de dificuldade dos dois últimos
exames, permitindo a comparação. Em português, o desempenho foi de 490,6
para 503,7. “O Enem mostra que houve uma evolução muito positiva no
aprendizado da matemática e do português”, destacou o ministro.
Para o
presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
(Inep), Luiz Cláudio Costa, o governo não está criando “uma saída para
mascarar os números”. “Temos desafios no ensino médio e pretendemos
achar uma medida mais exata para enfrentá-los. A nota do Enem mostra
outra tendência, mas não minimiza os problemas.” Dentro de 60 dias, o
Inep deverá entregar ao ministro um estudo técnico sobre a mudança de
cálculo do Ideb e suas implicações. Uma das preocupações é não perder a
série histórica projetada para os próximos anos – a meta do Ideb para
2021 é 5,2.
(…)
Voltei
É surrealista! Como não perder a “média histórica” se estão mudando os critérios de aferição? Como os números estão ruins, Mercadante resolveu produzir números melhores sem mudar a qualidade da educação, entenderam? É o jeito petista de fazer as coisas. Assim, quem sabe o ministro entre para a história como o responsável pelo maior salto jamais havido no Ideb!!! É impressionante!
(…)
Voltei
É surrealista! Como não perder a “média histórica” se estão mudando os critérios de aferição? Como os números estão ruins, Mercadante resolveu produzir números melhores sem mudar a qualidade da educação, entenderam? É o jeito petista de fazer as coisas. Assim, quem sabe o ministro entre para a história como o responsável pelo maior salto jamais havido no Ideb!!! É impressionante!
Então
vejam como as coisas se combinam. Mercadante prepara uma maquiagem do
Ideb para melhorar os números, arma a arapuca das cotas nas
universidades públicas e encomenda uma mudança de currículo no ensino
médio que vai substituir o conhecimento específico pela verborragia
social. Os professores especialistas pararão de importunar os alunos com
o rigor que ainda lhes resta e poderão se dedicar a ensinar um pouco de
quase tudo. Aí basta chutar o aluno que teve aula de biologia com um
professor de física para a faculdade de medicina e o que teve aula de
física com o professor de química para a faculdade de engenharia civil…
Nos cursos de humanidades, a coisa tende a ficar como está: basta ter
bons propósitos, pregar justiça social, demonizar o capital e a “mídia”,
e estamos conversados!
Não nos
esqueçamos de que Mercadante conseguiu seu doutorado na Unicamp com uma
“tese” cantando as glórias do governo Lula. Viva a pátria livre dos
apedeutas!
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