Jornalista Andrade Junior

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

A POLÊMICA SOBRE A CATEDRAL DE CÓRDOBA

por Matthew E. Bunson.

 A Catedral de Córdoba tornou-se um campo de batalha na campanha para reduzir a influência da Igreja na Espanha e além.
(Reproduzido de http://www.heitordepaola.com/)

A Catedral de Córdoba, oficialmente intitulada Catedral de Nossa Senhora da Assunção e também conhecida como a Mesquita-Catedral, tem sido o coração eclesiástico da Diocese de Córdoba desde 1236.
Classificada como uma das maravilhas arquitetônicas mais impressionantes do mundo, homenageada desde 1984 como parte de um patrimônio mundial da UNESCO e visitada por mais de 1,5 milhão de turistas a cada ano, a propriedade da catedral é agora alvo de protesto tanto dos esquerdistas espanhóis como de militantes muçulmanos.
A disputa faz parte de uma longa campanha para aproveitar a igreja com base em que ela não deveria pertencer aos católicos, mas ao mundo inteiro. Enquanto a reivindicação do governo civil para a igreja é legalmente tênue e os muçulmanos afirmam que ela pertence à idade de ouro lendária da Espanha mourisca, a campanha está testando a liberdade religiosa para os cristãos num país católico e deve ser motivo de preocupação para os católicos em todo o mundo.
Como o ex-embaixador espanhol em Washington, Javier Ruperez, observou ao Register: "Temos um problema em Córdoba. ... O que estamos observando não é apenas uma operação anti-católica. É uma operação anti-ocidental ".

A Reconquista e AlÁndalus
Numa era de história revisionista, a Reconquista é certamente uma causa célebre. Essa campanha de séculos para libertar a Península Ibérica do controle dos mouros após a invasão muçulmana do século VIII terminou oficialmente em 1492, com a queda do Reino mourisco de Granada para as forças de Fernando e Isabella e a unificação política de Espanha.
A cruzada é hoje retratada não como uma guerra para libertar a península da dominação dos estados muçulmanos, onde cristãos e judeus viveram sob a lei da sharia, mas a destruição de uma civilização muçulmana avançada e pacífica por católicos bárbaros e não iluminados.

Esta reescrita do passado é especialmente comum quando se olha a recaptura da cidade de Córdoba pelos exércitos cristãos em 1236 sob o santo rei Ferdinando III de Castela.
A região do sul da Espanha, conhecida como Andaluzia, al-Ándalus em árabe, era o centro político do controle mourisco da península.
A cultura mourisca atingiu seu ponto mais alto sob a dinastia Ummayad de governantes que reivindicaram o título de califa com sua capital em Córdoba. Durante os anos de glória do califado nos séculos IX a XI, Córdoba foi conhecida pela sua arte, arquitetura, aprendizagem - a biblioteca de al-Hakam tinha 400 mil volumes - e engenharia, possuindo incluindo água corrente.
Mas a jóia da coroa de todo al-Ándalus era a Grande Mesquita, o símbolo do poder e da glória de Ummayad.
A mesquita foi encomendada em 784 por Abd ar-Rahman I e foi subsequentemente expandida por seus sucessores até poder acolher 40 mil pessoas e foi considerada uma das maiores realizações arquitetônicas em todo o mundo islâmico, com seus arcos e colunas impressionantes feitas de jaspe, granito, ônix e mármore.
O local da mesquita, no entanto, tinha raízes muito antigas. Segundo os arqueólogos, depois que os visigodos capturaram Córdoba em 572, estabeleceram uma igreja no local que, no momento da invasão muçulmana, tinha o título de Basílica de São Vicente. Inicialmente, foi permitido continuar como a última igreja cristã, de acordo com os novos senhores muçulmanos, mas, em breve, metade foi levada a dar espaço de oração adicional para os novos muçulmanos vindos de Damasco. O resto da basílica foi finalmente "comprado" dos cristãos e destruído para construir a nova Grande Mesquita.
Tal foi a beleza da Grande Mesquita, a Mezquita em espanhol, que quando Córdoba foi capturada pelo rei Ferdinand, uma das primeiras decisões que ele teve que enfrentar era o que fazer com ela.
O novo governante decidiu transformar a mesquita na nova catedral da cidade. Respeitando a arquitetura, ele manteve as colunas e até preservou o ornamentado ferrão em ferradura, o mihrab, ou nicho de oração, e sua cúpula deslumbrante acima.
O minarete, entretanto, foi convertido em um campanário, com sinos trazidos de Santiago de Compostela. Com efeito, Ferdinand preservou a beleza da mesquita para a posteridade.
Com a exceção das capelas laterais encontradas ao longo da nave, a principal mudança estrutural foi feita no século 16, quando o Imperador Carlos V permitiu que o bispo Alonso Manrique construísse uma catedral renascentista no local do prédio.
Sem dúvida, o califado de Córdoba foi marcado por grandes realizações artísticas e intelectuais, e o califado foi anunciado como prova da convivência, da afirmação de que al-Ándalus era um lugar no qual moravam muçulmanos, cristãos e judeus Juntos em paz sob um islamismo tolerante. Esta é uma imagem que persiste teimosamente.
O Presidente Barack Obama saudou a "orgulhosa tradição de tolerância" de Córdoba em seu discurso infame sobre o Islam no Cairo em 2009, e outras afirmações similares foram feitas pelo Imam Feisal Abdul Rau quando ele tentou erigir uma mesquita no Ground Zero, em Nova York, sob o nome de "Casa Córdoba".
Como Dario Fernández-Morera demonstrou de forma convincente em seu importante estudo, The Myth of the Andalusian Paradise: Muslims, Christians and Jews Under Islamic Rule in Medieval Spain (2016), a Andaluzia estava longe de ser um paraíso para cristãos e judeus, que sofriam deficiências políticas e sociais, tinham que pagar a jizya (imposto religioso) e sofreram perseguições e opressões sob a sharia (lei islâmica).
A Igreja homenageia os mártires do século IX de Córdoba que morreram sob perseguição muçulmana.

Uma Nova Cruzada
A propaganda em torno de Córdoba muçulmana também é um elemento-chave na campanha de socialistas na Espanha que encontraram um terreno comum com ativistas muçulmanos na tentativa de aproveitar a catedral.
Em 2004 e 2006, os muçulmanos na Espanha e em outros lugares, na sua maioria conversos recentes para o Islam, pediram à Santa Sé para permitir orações muçulmanas na catedral. Em 2007, o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, usou uma cúpula em Córdoba sobre "Islamofobia" pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para exigir publicamente que os muçulmanos tenham direito de orar ali.
Em abril de 2010, durante a Semana Santa, dois muçulmanos violentos pediram para pararem de rezar na catedral e gravemente feriram dois guardas de segurança. E em agosto do mesmo ano, os grupos islâmicos renovaram seus apelos para o direito ao culto.
Em 2013, uma organização chamada "Plataforma para a Mesquita-Catedral de Córdoba" conseguiu mais de 350 mil nomes para uma petição que exigia a apreensão da catedral, um impulso fortemente promovido pelo jornal socialista espanhol El País. A petição coincidiu com a condenação do governo de coalizão liderada pela liderança socialista da Andaluzia sobre os supostos esforços da Igreja para tirar a história muçulmana do local.
O governo regional declarou que a diocese não tem direito legal de propriedade. Fazendo eco da propaganda dos grupos muçulmanos e da Plataforma, os oficiais civis regionais alegaram que os verdadeiros proprietários "são todos e cada um dos cidadãos do mundo, de qualquer época e independentemente de nação, cultura ou raça".
Esses movimentos causaram imensas preocupações aos funcionários da Igreja e aos católicos em todo o mundo. Durante uma reunião sobre a controvérsia organizada em junho pelo Centro de Liberdade Religiosa do Hudson Institute em Washington, D.C., Dom Demetrio Fernández González, de Córdoba, disse: "Por oito séculos, vivemos pacificamente com a catedral em mãos católicas. Mas agora mesmo, o tipo de ideia que os muçulmanos tiveram, esse sonho que eles tiveram para remover de alguma forma a catedral, está sendo ajudado pela esquerda política. Então, é uma espécie de aliança vinda da esquerda. Os políticos sabem que a catedral é propriedade da Igreja, mas o que eles gostariam é que ela se tornasse propriedade pública. Isto seria um tipo de expropriação ".
Felizmente, as leis governamentais vigentes em Espanha impedem essa apreensão definitiva, e o bispo Fernández também foi assegurado que, se isso realmente acontecesse, o Papa Francisco e a Santa Sé entrariam na briga. Isso, claro, não impedirá que os oficiais da oposição tentem.
E enquanto a lei atual bloqueia tal expropriação, outros objetivos podem ser mais alcançáveis. O bispo alertou sobre "os objetivos mais imediatos, como pedir-lhes [os muçulmanos] para poderem compartilhar a catedral ... mas isso não é possível, nem para os católicos nem para os muçulmanos".
Do mesmo modo, não há necessidade desesperada de espaço de oração por parte dos muçulmanos, pois há apenas 1.500 na cidade, que é servida por duas mesquitas. A população islâmica na Espanha, enquanto cresce através da imigração, compõe apenas 4% da população total.
Os muçulmanos locais também não estão por trás da controvérsia. O impulso vem de fora da Espanha, e acredita-se que grande parte do financiamento está sendo prestado pelos países árabes, com alguns funcionários da Igreja e até mesmo com o Embaixador Ruperez, alertando que o financiamento pode mesmo ser proveniente do Catar, que enfrenta muitas acusações de patrocinar o terrorismo internacional.
O embaixador Ruperez salienta que a liberdade religiosa e o legado do Ocidente estão em jogo. "Os valores básicos que foram o fundamento básico do Ocidente", diz ele, "que é a liberdade individual, que é o respeito pela lei, que é a separação da igreja e do estado, está sendo levada a sérias dúvidas".
A ironia disso, é claro, é que os líderes políticos na Espanha estão realmente propondo que as igrejas cristãs sejam apreendidas mais uma vez, assim como eram 1.200 anos atrás, e entregues aos muçulmanos.
Nina Shea, diretora do Centro de Liberdade Religiosa do Instituto Hudson, disse ao Register: "O que é único neste caso é que não é um governo islâmico fazendo isso, mas um esquerdista com funcionários anti-católicos, e talvez anti-muçulmanos também, mas eles vêm isso como uma maneira conveniente de suprimir a religião, suprimir o catolicismo na Espanha
"Se essa aliança fosse bem-sucedida, seria uma vitória imensa - e não apenas simbólica - para a causa islâmica em um momento em que a Europa já está purgando sua própria história cristã”. Como o bispo Fernández observa: "Eles querem reverter a Reconquista".
Publicado originalmente em National Catholic Register
Tradução:Heitor De Paola






































extraídadepuggina.org

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More