, escreve Marcelo Tognozzi
Na Grécia antiga da era de Aristóteles e Platão a filosofia era meio de vida. Havia os mestres, os amadores e os que vendiam sua habilidade de pensar e argumentar filosofando ao gosto do freguês. Estes últimos eram os sofistas.
Aristóteles acusava sofistas de falta de compromisso com a verdade e total compromisso com a argumentação. Seu único objetivo era vencer discussões. Argumentar, persuadir, convencer. Sofistas foram pioneiros na arte de construir e desconstruir narrativas. Como devia ser rica a imaginação de um sofista da Atenas de 2 ou 3 milênios atrás. Craques com nomes estranhos como Protágoras de Abdera, Górgias de Leontinos ou Hípias e Licofron convenciam qualquer um de qualquer coisa. Seus clientes não perdiam debates. Misturavam cultura sólida e refinada com oratória de primeira e teatralidade.
Crítico ácido dos sofistas, Aristóteles dizia que o “homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são”. Ou seja: cada um tem sua própria verdade, ainda que ela não seja uma verdade verdadeira para os outros.
Os sofistas inspiraram os grandes estrategistas da propaganda política antiga e moderna do mundo ocidental, especialmente nos últimos 500, 600 anos quando venezianos e turcos disputaram Constantinopla e a Espanha disparou o processo de retomada da Andaluzia, último território árabe na Europa, todos convencendo seus aliados e soldados da legitimidade de uma guerra do bem contra o mal.
Numa retrospectiva histórica, são inúmeros os sofismas vinculados às narrativas de poder, como na inquisição, combate dos ingleses ao tráfico de escravos, imperialismo de Napoleão, dos Estados Unidos, da Alemanha de Hitler, a santa ira do Islã até a Guerra Híbrida russa e ascensão da China como segunda maior economia do planeta neste século 21.
Sofistas ensinaram a construir verdades a partir de narrativas baseadas em argumentos aparentemente sólidos, mas no fundo não passam de pastel de vento. Lições colocadas em prática por muitos marqueteiros. Durante mais de 20 anos a esquerda brasileira e seus sofistas desconstruíram adversários com uma narrativa na qual todos eram bandidos, corruptos e mal-intencionados.
A Lava Jato jogou tudo isso por terra, mostrando que esquerdistas, direitistas e centristas na realidade roubavam da mesma forma, com a mesma cara de pau e igual voracidade. E pior: eram sócios.
Mas como o homem é a medida de todas as coisas, uma nova verdade surgiu na narrativa da esquerda depois do impeachment de Dilma e das eleições de 2018: a tomada do Estado brasileiro por forças do mal por meio do impeachment e a agonia de uma democracia na UTI depois de uma eleição considerada limpa. Este é o eixo principal da chamada narrativa da resistência difundida pela esquerda brasileira e seus aliados. E é também o ingrediente principal do filme da cineasta petista Petra Costa no seu “Democracia em Vertigem”.
Petra é filha de Marília Andrade, herdeira da empreiteira Andrade Gutierrez, fundada pelo lendário Gabriel Andrade, empresa que faturou bilhões na era petista. As duas viviam em Paris quando Lula disputou com Collor e perdeu as eleições de 1989. Lurian, filha mais velha de Lula, foi acolhida por elas e passou uma temporada vivendo num bairro chique da capital francesa.
A menina fora vítima de golpe baixo: durante a campanha Collor divulgou depoimento de Miram Cordeiro, mãe da garota, acusando Lula de querer o aborto. Na época, Marília Andrade era mulher de Luiz Favre, o franco-argentino que mais tarde ficou famoso como marido da ex-senadora e ex-prefeita petista Marta Suplicy.
Não deve ser somente por ironia do destino que o filme que documenta o impeachment a partir do ponto de vista do PT leve a assinatura da herdeira de uma das maiores empreiteiras do Brasil, cujos dirigentes foram condenados na Lava Jato pelo então juiz Sergio Moro. O PT e as empreiteiras tiveram um tórrido caso de amor que, hoje sabemos, começou bem antes. Não apenas com a família Andrade de Petra, mas também com os Odebrecht e outros mais.
Ninguém poderia –nem deveria– esperar que Petra Costa usasse toda sua competência e talento para produzir um filme equilibrado, expondo todos os lados. A intenção não era outra que construir e difundir uma narrativa, a verdade de coisas que não são o que são. Quem acompanhou de perto os protestos de 2013 e as manifestações pró impeachment sabe muito bem a diferença entre a realidade das ruas e a narrativa da telona. Especialmente os 14 milhões de desempregados, vítimas do desastre econômico do governo Dilma.
O filme pode ter suas qualidades reconhecidas pela Academia de Hollywood. Cada um tem a liberdade de acreditar no que desejar. Eu estou convencido que o filme é um grande sofisma. Aristóteles e Platão criticavam duramente a antilógica, estratégia de ensino dos sofistas pela qual seus alunos defendiam um ponto de vista e, em seguida, passavam a defender o oposto.
Diziam ser este um sofisticado treinamento da prática da mentira. Quase 3 mil anos se passaram e verdades e mentiras continuam sendo manipuladas pelos que disputam poder político e econômico, a ponto de uma ser confundida com a outra cotidianamente. Esta é a lógica da vertigem.
Poder360
extraídaderota2014blogspot
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