MIRANDA SÁ
“A Vida é uma palavra simultaneamente compreensiva e enigmática para os seres racionais” (A. Oparin)
Estudos científicos registram que o Planeta Terra se manteve milhões de anos sem vida após a sua formação; e que graças a fenômenos físico-químicos num determinado momento, surgiram os primeiros organismos vivos.
Pesquisas confirmam que a Terra foi bombardeada por meteoritos carbonosos e detritos de cometas; e continua ainda hoje recebendo substâncias orgânicas alienígenas que, com a poeira cósmica coberta de gelo, formam os hidrocarbonetos responsáveis pelo surgimento de seres aquáticos cartilaginosos.
O que é a Vida? Encontramos entre cientistas e filósofos inúmeras definições. A Enciclopédia Americana registra que nenhuma delas é satisfatória. Na verdade, há quem defenda que todos os reinos da Natureza, animal, mineral e vegetal possuem vida, e existe até quem a vê nas máquinas a combustão, computadores e robôs.
A maioria das opiniões científicas, porém, defende o princípio de que a Natureza se divide entre um mundo inorgânico e um mundo orgânico, isto é, entre a matéria inanimada e os organismos que nascem, se nutrem, reproduzem e morrem.
Aí se consubstancia a definição de vida, segundo a “Teoria Oparin-Haldane”, criada concomitante e independentemente na década de 1920 pelo cientista russo Aleksandr Oparin, nosso epigrafado, e o geneticista inglês J.B.S. Haldane, ambos aprofundando a teoria proposta por Thomas Huxley, no século anterior.
Esta teoria da evolução química, também conhecida como a teoria da evolução molecular, é uma das hipóteses mais aceitas pela comunidade científica para explicar a origem da vida e tornar evidente que na ordem natural o seu fim é a morte.
O sábio Aristóteles na antiga Grécia apontou que a qualidade essencial dos seres vivos é possuir a “Enteléquia”, a base da vida, que tem como termo final a morte. Defendeu a realização plena da potencialidade e da finalidade dos seres vivos no processo evolutivo.
Esta constatação inspirou Voltaire a escrever o seu próprio epitáfio: “O homem é o único animal que sabe que vai morrer um dia…. Triste destino! ”. Li-o no cemitério Père Lachaise, em Paris, com estes olhos que a terra há de comer…
Chegamos ao século 21 com avanços científicos impressionantes levando aos laboratórios as ciências dedicadas ao estudo aos organismos vivos, plantas, animais e seres humanos, aprofundando-se nas questões relacionadas, com a astrobiologia, os vários ramos da biologia, a bioética, a botânica, a citologia, a ecologia, a fisiologia, a genômica e a zoologia.
Estudos enciclopédicos, artigos científicos, exposições, filmes, fotografias e riquíssimos museus mundiais fixam a compreensão das disciplinas que observam a evolução molecular da vida.
O escritor e bioquímico Isaac Asimov, nascido na Rússia e naturalizado norte-americano, reconhecido mundialmente pelos estudos de astronomia, bíblia, matemática e robótica, nos deixou a uma reflexão com uma sensata crítica: “Os criacionistas fazem com que uma teoria pareça uma coisa que se inventou depois de beber a noite inteira”.
Este achincalhe cai como uma luva para quem não se resguarda em interpretar as belas simbologias dos textos religiosos como a Genesis – o primeiro livro tanto da Bíblia Hebraica e Bíblia cristã -, como nos ensinamentos budistas e de Confúcio.
Talvez por isso que Martin Luther King tenha alertado para que “A religião mal-entendida é uma febre que pode terminar em delírio”; e é o que ocorre com o indicado para presidir a Capes – um importante órgão educacional -, um presbiteriano que defende ‘criacionismo’ em ‘contraponto à teoria da evolução’…
Este cidadão quer uma volta à Idade Média enquanto eu, particularmente, volto-me ao que ensinou o sábio Einstein: “Apenas duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, mas não estou certo quanto a primeira”.
EXTRAÍDADEBLOGDOMIRANDA
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