Jornalista Andrade Junior

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

No grupo de trabalho que examinou a lei anticrime, Freixo representou a população carcerária

por AUGUSTO NUNES R7

Ao reivindicar a paternidade do projeto que criou o juiz de garantias, Marcelo Freixo ressuscitou na internet o vídeo da entrevista concedida pelo ainda deputado estadual ao jornalista Kennedy Alencar. O palavrório confirma que a inovação aprovada pela Câmara e sancionada pelo presidente da República nasceu na cabeça de um político que torce pelo bandido desde que assistiu ao primeiro faroeste numa matinê de domingo.

Na entrevista, o deputado federal do PT fluminense conta que virou amigo de delinquentes quando começou a jogar futebol no campo do presídio que ficava perto de sua casa em Niterói. O círculo de delinquentes de estimação cresceu consideravelmente depois que terminou o curso universitário e passou a consumir boa parte do dia dando aulas de História em cadeias.

Num dos trechos da conversa, Freixo revela que jamais quis saber de um amigo preso quais haviam sido os motivos da condenação. Não por discrição: ele acha desde sempre que, com exceção de policiais civis ou militares, ninguém merece ser recolhido a uma cela — nem mesmo um serial killer de cinema. Infiltrado por Rodrigo Maia no grupo de trabalho que deformou a lei anticrime proposta pelo ministro Sergio Moro, o representante da população carcerária nada mais fez que justificar a confiança nele depositada pelo eleitorado cativo.

O grupo de parlamentares que encampou a invenção do juiz de garantias, patenteada por Marcelo Freixo, desmoralizou a piada segundo a qual o camelo é um cavalo projetado por uma comissão. Incumbida de aperfeiçoar a lei anticrime proposta pelo ministro Sergio Moro, a comissão de deputados federais decidiu que um magistrado só é pouco para cuidar de um processo do início ao fim. E infiltrou no texto destinado a combater a bandidagem a medida recebida com aplausos por todos os delinquentes.

Para gente capaz dessa espécie de proeza, transformar cavalo em camelo é coisa de amador.









EXTRAÍDADEROTA2014BLOGSPOT

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More