As guerras culturais são frequentemente retratadas na imprensa como ataques lançados por conservadores que são resistentes à mudança cultural. O Guardian, por exemplo, retrata as guerras culturais como "questões de cunha" que são "evocadas" pelos conservadores em uma tentativa fútil de ditar opiniões aos eleitores, mas que só acabam "virando os jovens eleitores para a esquerda nos países ocidentais". Em 2004, uma conferência interdisciplinar na Virgínia se reuniu para discutir o tema "Combatendo a Política Kulturkampf por meio da Crítica e da Pedagogia da Justiça", um tema que reflete a ideia de que as pessoas que se opõem à política progressista estão simplesmente tentando transformar tudo em uma guerra cultural por algum motivo inexplicável.
Os liberais [neste artigo, a autora se refere a liberais no sentido americano, geralmente entendido como esquerdistas] costumam dizer que não têm ideia de por que os conservadores querem travar guerras culturais. Eles afirmam estar perplexos. Um relatório de 2021 sobre guerras culturais no Reino Unido afirmou que muito poucas pessoas estão interessadas na "suposta guerra cultural do Reino Unido" e que é uma guerra travada apenas "na mídia e nas mídias sociais, não na vida real".
Em "Kulturkampf!", Murray Rothbard, escrevendo em 1992, não se intimida com tais alegações de que a guerra cultural é muito burburinho sobre nada. Rothbard argumenta que "a guerra cultural tem que ser travada, com unhas e dentes, centímetro por centímetro, metro por metro. Temos que recuperar a cultura, e é disso que se trata o novo Kulturkampf".
Rothbard destaca um ponto importante – que a guerra cultural não é uma tentativa dos conservadores de defender a velha cultura, cuja derrota é cerimonialmente observada por meio de medidas como derrubar estátuas, renomear prédios e ruas e até mesmo renomear cidades. No Canadá, novos nomes são procurados para províncias inteiras, a fim de despojar o país de sua herança colonial.
As guerras culturais das quais os liberais agora se queixam não são guerras para resistir à marcha do tempo, nem mesmo são guerras defensivas para evitar que a cultura ocidental seja destruída; elas são uma tentativa dos conservadores de lutar contra a nova cultura. A referência de Rothbard para retomar a cultura significa uma rebelião contra aqueles que já conseguiram destruir a velha cultura e que agora esperam que todos se encaixem na nova cultura que eles introduziram. Rothbard explica:
Depois de ter percorrido e capturado nossa cultura, depois de vinte e tantos anos (pelo menos!) de sua conquista cultural da América ocorrendo quase sem oposição, depois de completar sua bem-sucedida "longa marcha gramsciana (nota: muito reverenciado stalinista italiano da década de 1920) através de nossas instituições", os liberais estavam quase prontos para se sentar e nos tratar como sua província conquistada. Quando, de repente, alguns de nós, provinciais sitiados, começamos a revidar.
Aqueles que argumentam que "ambos os lados" devem buscar maneiras de acabar com as guerras culturais e encontrar um propósito comum não conseguiram perceber que a revolução acabou. Já estava tudo quase acabado quando Rothbard escreveu sobre a luta em 1992. Embora seja verdade, em um sentido abstrato, que "o catalisador de uma guerra cultural é a pressão exercida por um grupo sobre outro para adotar suas formas de pensar e agir" - ou, como o New York Times descreve, uma "batalha pelo domínio sobre valores conflitantes" - é importante notar que esta não é uma guerra entre dois lados, cada um tentando alcançar o domínio cultural de seus valores. Em vez disso, é uma rebelião de pessoas cuja cultura foi apagada e que pretendem reafirmar seu direito de viver de acordo com seus próprios valores.
As guerras culturais estão em toda parte no Ocidente e se estendem por toda parte na cultura ocidental, incluindo a África do Sul. Em 2020, quando os canadenses cancelaram um de seus próprios fundadores, Sir John A. Macdonald, Bruce Pardy observou que "a revolução agora está completa" e que aqueles que lutam contra a revolução cultural estão de fato atacando a nova cultura e não defendendo a antiga:
Aqueles que desejam preservar o nome e o legado de Macdonald acreditam que podem defender a tradição e os valores canadenses, mas pode ser tarde demais. Roma não pode ser protegida dos visigodos uma vez que os visigodos administram o lugar. Os não-woke não estão mais protegendo a velha cultura, mas atacando a nova. Na faculdade de direito, eu sou o bárbaro, e não o contrário. Afinal, fui uma das três únicas pessoas a votar contra a moção Macdonald.
Acabar com a guerra cultural não significaria retornar a um terreno comum baseado em valores constitucionais, como muitos que apóiam "ambos os lados" supõem. Significaria aceitar o status quo atual imposto por aqueles que odeiam tudo sobre a cultura ocidental. Quando os liberais agora se referem a "nossos valores compartilhados", eles não têm a Constituição ou as liberdades civis em mente. Nossos chamados valores compartilhados são agora os valores de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Aqueles que não cumprem essa admirável nova cultura DEI são considerados, como escreve Pardy, os bárbaros.
Rothbard também destaca o papel que foi desempenhado pelo estado na derrota da velha cultura e na imposição dessa admirável nova cultura. As guerras culturais nunca foram simplesmente uma disputa entre velhas e novas culturas, mas sim a destruição da velha cultura pelos estatistas. Os estatistas que sentem que têm uma cultura melhor, uma cultura ideal, procuraram impor sua visão a todos os outros. Como Rothbard diz: "Os liberais usaram o governo massivamente para assumir nossa cultura". Essa aquisição não foi sobre evolução e mudança cultural orgânica, como os "descolonizadores" tentam nos persuadir, nem foi sobre "incluir" pessoas marginalizadas como insistem os comissários do DEI, mas sim sobre exercer o poder do Estado para capturar e destruir a cultura ocidental.
Rothbard dá vários exemplos para substanciar seu argumento, dos quais seus comentários sobre vitimologia merecem destaque: "O governo tem sido usado para criar um falso conjunto de 'direitos' para cada grupo de vítimas designado sob o sol, para ser usado para dominar e explorar o resto de nós para o ganho especial desses grupos mimados." A vitimologia é alimentada pelo aparato de direitos civis. Nos últimos meses, a estrutura de direitos civis tem sido usada para conferir direitos a novos grupos de vítimas, incluindo o direito dos atletas transgêneros de competir em esportes femininos e o direito dos judeus de serem protegidos pela Lei de Conscientização do Antissemitismo. Não há limite lógico para o crescente escopo da vitimologia.
Portanto, Rothbard está certo em nos exortar a não nos contentarmos com esse novo status quo, mas a nos rebelarmos contra a admirável nova cultura: "Sim, sim, seus liberais hipócritas podres, é uma guerra cultural! E já é hora também!"
*Este artigo foi originalmente publicado em Mises Institute.
publicadaemhttps://mises.org.br/artigos/3410/resistindo-a-admiravel-cultura-nova
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