Jornalista Andrade Junior

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Bolsonaro espera que Moraes apresente justificativa para operação da PF contra empresários

  'Bem-vindos ao clube do Jair Bolsonaro', disse o presidente para a "mídia tradicional"

Rute Moraes, Revista Oeste


Durante sua live semanal, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), citou a operação da Polícia Federal (PF) que foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se da medida de busca e apreensão em endereços de oito empresários, que ocorreu na terça-feira 23. Todos são integrantes de um aplicativo de mensagens que apoia o atual governo.

“Esperamos a fundamentação dessa operação o mais rápido possível”, disse o presidente na live. A alegação de Moraes é de que o grupo de empresários compartilhou supostos comentários de teor golpista. O conteúdo foi exposto pelo jornal Metrópoles na última semana, e falava em algum tipo de ação caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições presidenciais deste ano.

A PF cumpriu mandados sobre o caso em cinco Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará. Entre os alvos da operação estão Luciano Hang (lojas Havan), José Isaac Peres (rede de shopping Multiplan), Ivan Wrobel (Construtora W3), José Koury (Barra World Shopping), Luiz André Tissot (Grupo Serra), Meyer Joseph Nirgri (Tecnisa), Marco Aurélio Raimundo (Mormai) e Afrânio Barreira Filho (Grupo Coco Bambu).

“A escalada contra a liberdade tem se avolumado em cima desses empresários”, afirmou Bolsonaro. “Desses oito, dois conheço muito bem. Quero entender o que está ocorrendo. Não falta mais nada para podermos ter um problema grave no Brasil, provocado por uma pessoa.”

Além das buscas nos endereços ligados aos empresários, Moraes autorizou a PF a ouvir os investigados. O ministro do STF também determinou o bloqueio das contas bancárias dos envolvidos, bloqueio de contas nas redes sociais e quebra de sigilo bancário.

Para Bolsonaro, a liberdade de expressão é sagrada. “Aguardamos uma briga de gigantes entre os advogados que têm o direito de acessar o processo”, explicou. “Os empresários não mereciam uma atitude dessas. Ainda mais vindo de uma pessoa que deveria zelar pela liberdade de expressão.”

O presidente também comentou os editoriais feitos pela “mídia tradicional”, que criticaram a atitude de Moraes. “Bem-vindos ao clube do Jair Bolsonaro”, disse. Os jornais O GloboFolha de S.Paulo e a rede Bandeirantes escreveram em tom crítico contra o magistrado.















publicadaemhttp://rota2014.blogspot.com/2022/08/bolsonaro-espera-que-moraes-apresente.html


0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More