Jornalista Andrade Junior

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Rodrigo Pacheco rumo ao baixo clero

 Diário do Poder


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve passar por situação delicada no início do ano que vem, ao tentar se reeleger para o cargo após perder apoio dos senadores, que o elegeram presidente da Casa já no primeiro mandato. Sua atuação desagradou a todos, sobretudo ao presidente Jair Bolsonaro, cujo apoio foi decisivo na sua eleição. Ele pode ser o primeiro ocupante do cargo a não se reeleger desde 2003, quando Ramez Tebet passou a bola para José Sarney.

Outros motivos

Em 2019, Eunício Oliveira não concorreu por não ter mais mandato de senador. E a eleição de Davi Alcolumbre acabou com uma tradição.

Teve campanha

Tradicionalmente, a maior bancada do Senado indica e o presidente é eleito por aclamação, mas um racha no MDB levou a disputa aos votos.

Roda-presa

Pacheco foi invenção de Alcolumbre, que pressionou pelo apoio de Bolsonaro. Como retribuição, Pacheco entregou a CCJ a Alcolumbre

Lira deve continuar presidindo a Câmara em 2023


Arthur Lira (PP-AL) tem tudo para ser reeleito presidente da Câmara dos Deputados, independentemente do resultado da disputa entre Jair Bolsonaro e Lula pelo Palácio do Planalto. No provável cenário de retorno à Câmara, onde é deputado desde 2011, Lira estará apto a continuar no comando da Casa em razão de uma liderança como há muito não se via. Ajudará muito nesse projeto o número recorde de 404 colegas que são candidatos a renovar seus mandatos na Câmara.

É a regra

Presidentes da Câmara não podem ser reeleitos dentro de uma mesma Legislatura. Só voltam ao cargo após passarem pelo voto popular.

Exemplo recente

Seu antecessor Rodrigo Maia ficou inéditos cinco anos no cargo. Foi presidente tampão, se elegeu e reelegeu entre 2016 e 2021.

Exemplos próximos

Apenas o petista Marco Maia (RS), entre 2010 e 2013, e o ex-presidente Michel Temer foram reeleitos presidente da Câmara.

Caso raro

Temer é caso raro. Foi presidente da Câmara entre 1997 e 2001, depois novamente entre 2009 e 2010, quando entregou o cargo a Marco Maia.








PUBLICADAEMhttp://rota2014.blogspot.com/2022/08/rodrigo-pacheco-rumo-ao-baixo-clero.html

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More