Jornalista Andrade Junior

sábado, 22 de junho de 2019

SE VOCÊ É CONTRA A ECONOMIA DE MERCADO, VOCÊ NUNCA VIVEU FORA DELA

por Walter Williams.

Um supermercado tradicional e bem estocado possui entre 60.000 e 65.000 itens diferentes. Um supermercado de uma grande rede possui aproximadamente 120.000 itens.
Agora, imagine que toda a economia tenha sido estatizada e que o governo tenha nomeado você para a tarefa de produzir e abastecer este supermercado com apenas um item: maçãs.
Toda a cadeia de produção de maçãs, agora estatizada, está sob seu comando. Assim, você não pode simplesmente comprar maçãs no atacado. Já que tudo é do governo, não há nem mercado nem preços para os produtos.
Logo, você terá de descobrir todos os insumos necessários para cultivar maçãs, colhê-las e transportá-las ao supermercado. Você é o responsável por todas as etapas de produção e distribuição. Como fazer?
Você precisará de caixotes para transportar as maçãs. Contabilize todos os insumos necessários para produzir esses caixotes. Você precisa de madeira. Mas, para obter madeira, será necessária uma serra elétrica para cortar as árvores. A serra elétrica é feita de aço, o que significa que minério de ferro terá de ser extraído das minas. Máquinas e equipamentos pesados de mineração serão necessários e terão de ser fabricados. Ah, e todos os trabalhadores necessitam de roupas e sapatos.
A lista de insumos e matérias-primas necessários para apenas levar maçãs ao mercado é incontável. É impossível precisar um número exato. Esqueça um item - velas de ignição ou correia do alternador - e você fracassará.
Imagine, então, todos os outros alimentos. Por isso, o povo passa fome em economias socialistas.
A tarefa de abastecer um supermercado com maçãs, algo que o mercado faz diariamente sem nenhum comitê de planejamento central, é bem menos complexa do que, por exemplo, gerenciar todo o sistema de saúde de um país inteiro. E, no entanto, o governo se arvora a capacidade de fazer este último.
Hoje, só em São Paulo, aproximadamente 12 milhões de pessoas almoçaram. Decidir a variedade de alimentos e a quantidade exata de comida disponíveis no lugar certo e na hora certa para fazer com que tudo funcione fluentemente é um problema de impressionante complexidade, o qual se torna ainda mais complicado pelo fato de que várias pessoas se decidem apenas no último minuto onde irão comer.
Quem está no controle supremo deste arranjo? Há um comitê central coordenando tudo? Você seria capaz de coordenar este arranjo? Por que um sistema tão crucial como este não é subsidiado? Como ele pode ser tão pouco regulado e funcionar tão bem?
Mais: você confiaria em um político para tal tarefa? Não? Se você não confia em um político para coordenar seu almoço, por que confiaria a ele o controle da educação de seus filhos, dos hospitais que você utiliza e das estradas em que você viaja?
Thomas Sowell disse: "É necessário ter um conhecimento considerável para se dar conta de quão grande é a sua própria ignorância".
Por isso, na economia, a diferença entre ignorância e estupidez é a diferença entre prosperidade e miséria.
Confira: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2802
*O autor é professor honorário de economia da George Mason University e autor de sete livros. Suas colunas semanais são publicadas em mais de 140 jornais americanos.
** Texto reproduzido da página do Instituto Mises Brasil no Facebook: https://www.facebook.com/MisesBrasilhttps://www.facebook.com/MisesBrasil/
 

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More