MIRANDA SÁ
“Será um embusteiro, um intrujão sem escrúpulos? Será um frívolo papagaio loquaz, um inócuo soprador de bolinhas de sabão? ” (Graciliano Ramos)
A expressão “linhas tortas” é do velho Graça, usada para intitular o livro que reuniu crônicas diversas e críticas literárias publicadas nos jornais da sua época, e que o seu editor apresentou como uma “obra menor” da bibliografia dele…
Procurei em vários dicionários de gíria, dos exuberantes pesquisadores setentrionais aos cuidadosos pesquisadores meridionais e não encontrei a expressão. Achei “linhas” de todo tipo; na linguagem geométrica, como sucessão de pontos ou traço em movimento, e no desenho artístico ou técnico como curva, ondulada, quebrada, reta, sinuosa, etc.
No uso cotidiano, temos linha de costura, de pesca, de pipa, telegráfica, de transporte, trilho de bonde e de trem; a linha tem presença até no esoterismo com a leitura da sorte nas linhas da palma da mão.
A palavra “Linha” é um substantivo feminino com vasta sinonímia, como risca, listra, lista, traço, traçado, risco, fiada, corrente …Aparece na participação política como vimos nessa linha torta do Comitê dos Direitos Humanos da ONU se metendo no Brasil em defesa do condenado por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva, preso em Curitiba.
Por ser um antro de pelegos narcopopulistas, esse Comitê da ONU não é levado a sério por Israel e EUA, e deveria ser extinto por uma questão de bom senso. Isto me entristece igualmente ao expor a realidade brasileira pelas linhas tortas de uma República desalinhada com a Democracia…
Também assistimos entristecidos as garatujas que aqui no Brasil condenam o Congresso, os rabiscos que nos fazem desacreditar da Justiça, e os riscos mal traçados que nos afligem expressando a corrupção que macula nosso País.
Dá pena traçar o perfil de um embusteiro, o intrujão sem escrúpulos Lula da Silva, que mesmo condenado e preso por corrupção continua a enganar pessoas com a frivolidade de papagaio falador, apoiado por jornalistas e artistas de quem se esperava uma visão realista do país e não o brilho ilusório de bolinhas de sabão.
Infelizmente, está desenhado com linhas tortas igualmente vermos no STF uma fração de togados com poder de libertar figurões do crime organizado da política, como o ex-todo-poderoso ministro de Lula, José Dirceu, condenado a 30 anos e nove meses de prisão por corrupção e organização criminosa.
Vale a pena registrar nas entrelinhas o que observou um repórter na ocasião da evacuação do condenado José Dirceu por seu antigo subordinado, hoje ministro: “Fachin, que votou contra a decisão, disse a Toffoli: ‘Nós dois estamos entendendo o que estamos falando’”…
extraídadeblogdomiranda
0 comments:
Postar um comentário