RECEBI ESTE ARTIGO POR E-MAIL ENVIADO POR UM AMIGO LEITOR. O TEXTO É DE AUTORIA DE CÉSAR MAIA. LEIA, REFLITA E, POR FAVOR, REPASSE
1. Chávez, Cristina, Dilma e Mujica se reuniram em Brasília num ato “double face”. Numa face um ato político que cria um bloco de esquerda na América Latina, incorporando à ALBA – grupo bolivariano – a Argentina, Brasil e Uruguai, através da Venezuela como cabeça de ponte. E reforçam –é verdade- a candidatura presidencial de Chávez, que ganha o oxigênio que vinha perdendo. Nesse sentido, se irmanam, tendo Marx –o Karl- como referência.
2. Mas há outra face do encontro. Nenhum ato efetivo de incorporação da Venezuela ao Mercosul foi firmado. Para isso um grupo de trabalho começará seus trabalhos e até o final do ano dirá em que pontos de todos os tratados e acordos do Mercosul a Venezuela poderá se integrar, decisão que só virá após as eleições venezuelanas de outubro. Falavam que poderá ser uma mini-inclusão. Poderá?
3. “Double face”. Nessa outra face foi um ato –fake- onde se fez coreografia num cenário oco, pois não houve incorporação comercial efetiva, apenas folguedos políticos. Nesse sentido, se irmanam, tendo Marx –o Groucho- como referência.
0 comments:
Postar um comentário