Acidentalmente (ou não), o enredo de Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge enfoca uma das grandes verdades da história humana: a essência perversa da mente revolucionária.
(Atenção: o texto a seguir contém spoilers do filme Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge)
Certamente este texto parecerá absurdamente estranho para aqueles que estão mais acostumados a ler o blog. Haverá aqueles que torcerão o nariz ao verem uma pretensa análise político-filosófica de um blockbuster hollywoodiano baseado em uma história em quadrinhos, considerando isso ora um arroubo de superficialidade frívola, ora uma tremenda “forçação de barra” que mistura cultura pop com pseudo-intelectualidade conservadora. No entanto, ele se faz bastante necessário, e entenderão aqueles que tenham assistido ao filme e que entendam minimamente de filosofia política.
Muito
provavelmente, Christopher Nolan, diretor e co-roteirista da mais
recente trilogia cinematográfica do Homem-Morcego (interpretado por
Christian Bale), jamais teve a pretensão de fazer um filme filosófica e
politicamente orientado sob o disfarce de película de altíssimo apelo
comercial. Todavia, fica claro que Nolan teve o cuidado de tecer uma
trama que não fosse superficial ou óbvia: conflitos e dilemas morais
permeiam todo o filme, do início ao fim, e simbolizam, sob diversos
aspectos, o ressurgimento ao qual alude o título. Acidentalmente (ou
não), o enredo de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge enfoca uma das grandes verdades da história humana: a essência perversa da mente revolucionária.
O vilão do filme, ao contrário do que possa parecer, não é o impiedoso Bane (Tom Hardy), ou a fatal Talia al Ghul – disfarçada como a empresária Miranda Tate (Marion Cotillard) –, mas a crença de que a única alternativa para purgar a corrupção e a decadência da sociedade atual é reduzi-la a pó de modo a construir uma nova sociedade, baseada em um novo homem. Esse processo de “destruição criativa” se dá através da violência tanto física quanto simbólica e moral: não basta explodir prédios, sequestrar, roubar ou matar, mas é imprescindível disseminar o caos, solapar as instituições e inocular profundamente nos indivíduos o veneno revolucionário. O vilão do filme não é feito de carne, mas de ideias; não é um corpo, mas um espírito: o espírito da revolução.
O vilão do filme, ao contrário do que possa parecer, não é o impiedoso Bane (Tom Hardy), ou a fatal Talia al Ghul – disfarçada como a empresária Miranda Tate (Marion Cotillard) –, mas a crença de que a única alternativa para purgar a corrupção e a decadência da sociedade atual é reduzi-la a pó de modo a construir uma nova sociedade, baseada em um novo homem. Esse processo de “destruição criativa” se dá através da violência tanto física quanto simbólica e moral: não basta explodir prédios, sequestrar, roubar ou matar, mas é imprescindível disseminar o caos, solapar as instituições e inocular profundamente nos indivíduos o veneno revolucionário. O vilão do filme não é feito de carne, mas de ideias; não é um corpo, mas um espírito: o espírito da revolução.
Bane
e Talia são os líderes da Liga das Sombras, fundada por Ra’s al Ghul
(Liam Neeson). O objetivo principal da Liga das Sombras é combater a
“degenerescência moral” onde estiver, utilizando, para isso, todos os
meios disponíveis. Para a Liga das Sombras, nenhum meio é ilícito ou
imoral em si mesmo: o que define sua ilicitude ou imoralidade são os
objetivos que se almeja através de seu uso. Os membros da Liga são
profundamente comprometidos com esse ideal, chegando a extremos de
sacrifício – como o sicário de Bane que, voluntária e alegremente,
permanece no avião da CIA que é derrubado no Uzbequistão, na primeira
cena do filme. O próprio Bane mostra-se o vilão mais perigoso dos três
filmes de Batman justamente por causa de sua obsessão idealista: todos
os seus esforços, por menores que sejam, estão plenamente dirigidos para
a concretização do projeto revolucionário da Liga das Sombras; nenhum
de seus movimentos é desperdiçado em interesses e problemas secundários,
pois todo o seu ser está devotado à causa.
Outra característica marcante de Bane é a crença sólida na superioridade moral sua e de sua causa: a única saída para combater a decadência e as injustiças presentes na sociedade de Gotham é destruir todos os valores, instituições e credos “corruptos”. O paciente está doente, mas a cura não reside na escolha do remédio mais amargo, mas na morte. As cenas de perseguições, assassinatos públicos, saques e julgamentos sumários são perturbadoramente idênticas àquelas que foram vistas em todos os processos revolucionários dos últimos 300 anos – na Revolução Francesa, na Comuna de Paris, na Revolução Bolchevique, e tantas outras. Lugar simbolicamente poderoso é a “suprema corte” revolucionária – comandada pelo Dr. Jonathan Crane (Cillian Murphy), mais conhecido como Espantalho, cuja droga alucinógena criada por si vitimou-o no primeiro filme da trilogia –, em que, a bem da verdade, os réus eram levados não para serem julgados, mas apenas para escutarem a sentença e escolherem entre o exílio e a morte.
Outra característica marcante de Bane é a crença sólida na superioridade moral sua e de sua causa: a única saída para combater a decadência e as injustiças presentes na sociedade de Gotham é destruir todos os valores, instituições e credos “corruptos”. O paciente está doente, mas a cura não reside na escolha do remédio mais amargo, mas na morte. As cenas de perseguições, assassinatos públicos, saques e julgamentos sumários são perturbadoramente idênticas àquelas que foram vistas em todos os processos revolucionários dos últimos 300 anos – na Revolução Francesa, na Comuna de Paris, na Revolução Bolchevique, e tantas outras. Lugar simbolicamente poderoso é a “suprema corte” revolucionária – comandada pelo Dr. Jonathan Crane (Cillian Murphy), mais conhecido como Espantalho, cuja droga alucinógena criada por si vitimou-o no primeiro filme da trilogia –, em que, a bem da verdade, os réus eram levados não para serem julgados, mas apenas para escutarem a sentença e escolherem entre o exílio e a morte.
O
paralelismo entre os processos revolucionários que já atingiram a
civilização ocidental e a hecatombe promovida pela Liga das Sombras no
filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
não para por aí. Ao promover a morte e a destruição no estádio de
futebol americano de Gotham, Bane, dirigindo-se à multidão estarrecida e
amedrontada, defende que eles não são novos opressores, mas
libertadores, aqueles que farão com que os cidadãos de Gotham cumpram o
destino ao qual foram chamados e tomem nas próprias mãos as rédeas não
só de suas vidas, mas da vida da própria sociedade. Essa ideia enganosa é
reforçada pela alegação de que o controle da bomba nuclear, que está em
posse da Liga das Sombras, encontra-se nas mãos de uma pessoa comum,
alguém “do povo”, e que, portanto, é o próprio povo que tem o controle
sobre a situação. O mesmo discurso, em essência, tem sido utilizado ad nauseam
por todos os líderes revolucionários que já pisaram e que ainda pisarão
sobre a face da terra: a expropriação, o derramamento de sangue, os
expurgos, tudo isso não são métodos violentos e opressivos para dobrar
as pessoas, mas perfazem a libertação de que elas necessitam.
O
terror revolucionário e sua perigosa obsessão pela “destruição
criativa” são mais fortes do que os valores tradicionais sobre os quais a
sociedade se erigiu – e que são representados pelo símbolo que é o
Batman? Sim e não. O apelo sensacionalista e o potencial de deturpação
pertencentes àqueles conseguem, num primeiro momento, grande aceitação
junto à massa ignara; é como se, de fato, a superioridade moral da Liga
das Sombras se manifestasse na ausência de amarras da velha moral e no
seu esforço de pulverizar a velha sociedade. No entanto, a própria
situação criada pela Liga das Sombras torna-se, com o passar do tempo,
insustentável; os absurdos brotam, as máscaras caem, as verdadeiras
intenções ficam expostas à incômoda luz da verdade.
Essa
exposição, todavia, não acontece por si mesma, não é automática: ela
necessita de agentes, é fruto de um ato positivo da vontade daqueles que
sabem que, a despeito da degenerescência da sociedade, os valores
tradicionais sobre os quais ela foi erigida são verdadeiros e perenes.
Batman, por mais que seja um símbolo da luta pela manutenção desses
valores, não é um símbolo que se sustenta por si mesmo: o comissário
James Gordon (Gary Oldman), o detetive John Blake (Joseph
Gordon-Levitt), o cientista Lucius Fox (Morgan Freeman), até mesmo o
mordomo Alfred J. Pennyworth – que, em minha opinião, é o melhor
personagem da trilogia, interpretado brilhantemente por Michael Caine –,
bem como todos aqueles que voluntariamente se dispõem a lutar por esses
valores, unem suas forças não apenas para dar o suporte necessário ao
símbolo representado por Batman, mas também para trazer à luz as
sinceras intenções da revolução.
Por que Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
é um filme ao qual todo conservador deve assistir? Porque a sociedade
ocidental está passando por um longo, sutil e aterrador processo
revolucionário. Enquanto os líderes dessa revolução seduzem os incautos
com seu afinadíssimo canto de sereia, violências as mais cruéis são
cometidas diuturnamente contra aqueles que decidem ater-se aos valores
tradicionais, relegados a nós há séculos, em nome de um novo mundo, de
uma nova sociedade, enfim, de um novo homem. A soberania nacional dá
lugar a um proto-autoritarismo supranacional, a inversão de valores é
institucionalizada e aplicada com todo o rigor da lei, a objetividade da
lei moral é substituída pelo subjetivismo discricionário, e, pouco a
pouco, caminhamos rumo ao caos que, benevolamente, os revolucionários
creem ser a “destruição criativa” necessária à fundação de um novo
mundo.
As lições de determinação, firmeza, lealdade e honra de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
são inspiradoras para os poucos que ainda ousam resistir a esse mundo
em colapso. E, certamente, a lição mais importante é: combater o
espírito revolucionário é uma tarefa à qual devem se dedicar todos os
que optaram pelos valores tradicionais. Nunca é demais lembrar que, em
uma situação de guerra – exatamente o que estamos vivendo –, só há dois
caminhos a se trilhar: o de vítimas indefesas ou de combatentes
resolutos. Os valores que nos deram a vida que temos merecem que nos
dediquemos à sua preservação, ainda que isso custe nossas próprias
vidas. Não é uma decisão fácil, mas é inelutavelmente necessária. Não
devemos fazê-lo apenas por nós mesmos: devemos fazê-lo por aqueles que
deram seu sangue para que cheguemos até aqui, honrando sua memória e sua
luta, e por aqueles que ainda virão, de modo que o mundo que herdem de
nós seja menos perigoso, menos venenoso e mais afastado de diabólicos
anseios revolucionários.
Felipe Melo edita o blog da Juventude Conservadora da UnB.
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