BRILHANTE O TEXTO DE PAULO BROSSARD QUE RECEBI DE UM AMIGO VIA E-MAIL. NÃO TENHO A FONTE ORIGINAL DE ONDE FOI PUBLICADO, SEI APENAS QUE FOI POSTADO NA SEGUNDA FEIRA, 23/07. MUITO BOM..
Chiliques e faniquitos :: Paulo Brossard
Semana
passada, a senhora presidente da República, em atitude curiosa, simbolicamente
rompeu relações com o PIB, que vinha em previsto declínio, para adotar outro
critério de aferição social, o ensino a crianças e jovens; e como se um
discurso não bastasse, a mesma passagem foi repetida pela televisão, não sei
quantas vezes. Ora, a emenda saiu pior que o soneto, uma vez que os dados
referentes ao setor, por ela eleito, para substituir o PIB, em nada
recomendavam a administração, pois a deixavam em situação lamentável.
Não
posso supor que a chefe do governo ignorasse a real situação do Brasil no
tocante ao setor da educação comparada à de outras nações. Soubesse ou não, foi
desastrosa a substituição do PIB pelo nível do ensino. Ao demais, os
declinantes números do PIB não resultavam de malquerença de desafetos, mas de
sua objetiva apuração por órgãos respeitáveis do serviço público, como o IBGE e
o Banco Central. A questão não estava em duvidar das conclusões dessas
entidades ou de condená-las, mas em conferir o acerto ou desacerto delas. Ora,
um mês e pouco antes, o governo produzia um novo plano ou pacote para reativar
a economia nacional, o oitavo, e ainda uma vez o resultado não foi animador. De
modo que o rompante de 12 de julho mais parecia um chilique administrativo da
governante incomodada com o mau êxito de seu governo do que justificada repulsa
aos dados arrolados pelo Banco Central ou pelo IBGE. De mais a mais, faniquitos
não são bons sinais em matéria de governo. Se serviços dessa relevância são
desqualificados, devem ser imediatamente substituídos, pois não podem ser
inidôneos. Ou são idôneos e devem ser respeitados ou inidôneos e têm de ser
eliminados. Pela delicadeza e relevância dos assuntos, bastaria essa
consideração para excluir a infeliz substituição do PIB pela má figura da
educação na comparação internacional. De resto, o que é o PIB senão a soma de
tudo que é produzido no país, com ou sem a inclusão de juros da dívida pública?
De modo que o PIB merma ou cresce na medida em que a economia se encolhe ou se
amplia. Nada mais, nada menos. O PIB não tem culpa se diminui ou aumenta, ele
apenas reflete o crescimento ou a retração da economia nacional.
Seria
mesmo perigoso se a chefe do governo marginalizasse ou repudiasse o Banco
Central ou o IBGE porque não gostasse de resultados por eles divulgados.
Repudiado
o PIB em favor de outro critério, a reação foi imediata. Pessoas e entidades
não demoraram a lembrar a má posição do Brasil em matéria de educação comparada
com a de dezenas de outros países. É uma situação conhecida e constrangedora. E
para mostrar que os resultados do PIB não poderiam surpreender a senhora
presidente, basta dizer que se lê no caderno de economia de O Estado de S.
Paulo de 11 do corrente, "... os Ministérios da Fazenda e do Planejamento
preparam um corte na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)
deste ano. Segundo os cálculos que balizam as projeções de arrecadação e ditam
o ritmo de gastos federais, a atual estimativa – considerada otimista – de
4,5%, deverá ser reduzida para algo entre 2,7% e 3%. Ainda assim, será superior
ao número previsto pelo Banco Central, que trabalha com 2,5%, e pelo mercado
financeiro, que, hoje, aposta em 2,01%, mas com tendência de queda". Dia
13 lê-se na mesma folha, que: "com economia estagnada, Dilma diz que uma
grande nação não é medida pelo PIB", ao discursar na 9ª Conferência
Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, deixando à margem o Banco
Central e o IBGE, embora já se dissesse que o governo trabalhava com o
crescimento de apenas 2% do PIB no ano de 2012.
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