Jornalista Andrade Junior

terça-feira, 19 de maio de 2020

No RJ, só metade dos leitos de UTI dos hospitais de campanha vai ter respirador

Cristyan Costa, Revista Oeste

Organização responsável pelas unidades justifica o erro; a Secretaria de Saúde estadual do Rio de Janeiro fez investimento de R$ 770 milhões
No Estado do Rio de Janeiro, além do atraso na construção dos hospitais de campanha para atender pacientes com a covid-19, apenas metade dos 520 leitos de UTI anunciados pelo governo vai ter respiradores.
A Organização Social Iabas, escolhida para administrar os hospitais, justifica que se baseou em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que prevê um respirador para cada dois leitos de UTI.
Contudo, a norma em questão foi publicada há 10 anos. Portanto, antes da pandemia de coronavírus.
A Secretaria de Saúde Estadual do Rio investiu R$ 770 milhões nos hospitais de campanha, sob responsabilidade da Iabas. O novo titular da pasta, Fernando Ferry, deu 48 horas para que a empresa se comprometa a entregar as unidades e os equipamentos, informa o G1.

Covidão

Conforme denunciou Oeste em reportagem de capa, vários Estados estão se valendo da calamidade pública para desviar verbas direcionadas à luta contra o coronavírus.
O Rio de Janeiro não é uma exceção.
Na semana passada, o ex-secretário de Saúde do Estado, Edmar Santos, foi afastado do cargo porque teria cometido irregularidades na compra de respiradores.













publicadaemhttp://rota2014.blogspot.com/2020/05/no-rj-so-metade-dos-leitos-de-uti-dos.html

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More