Jornalista Andrade Junior

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Políticas públicas

   Gilberto Simões Pires


FORMATOS

Segundo Theodore J. Lowi, cientista político americano que ganhou notoriedade como professor e pesquisador da Universidade de Cornell, EUA na área de -POLÍTICAS PÚBLICAS-, esta concepção assume QUATRO FORMATOS: -POLÍTICAS REGULATÓRIAS, POLÍTICAS DISTRIBUTIVAS, POLÍTICAS REDISTRIBUTIVAS E POLÍTICAS CONSTRUTIVAS. Mais: esta classificação é feita de acordo com os impactos de custos e benefícios que os grupos de interesse esperam de uma política determinada.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A partir daí, sem muito esforço mental, é possível concluir que -POLÍTICAS PÚBLICAS-, geralmente referida no plural, é uma concepção institucionalizada que, em princípio, tem como propósito o encaminhamento da SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PÚBLICOS QUE AFETAM A COLETIVIDADE. Como tal se define como uma soma das atividades que os governos escolhem e decidem : 1- FAZER OU PROPORCIONAR QUE OUTROS FAÇAM; ou 2- NÃO FAZER NEM PERMITIR QUE OUTROS POSSAM FAZER. 

ATORES PÚBLICOS E PRIVADOS

Ora, por tudo que já está mais do que provado e comprovado, o sucesso das POLÍTICAS PÚBLICAS é resultante da soma do envolvimento e das participações de ATORES PÚBLICOS (governantes, burocratas, tecnocratas, etc) e de ATORES PRIVADOS (empresários, trabalhadores etc.), que atuam de modo -concertado- antes, durante e depois do estabelecimento de um projeto a ser desenvolvido. 

SANTA CATARINA E BAHIA

Feitas estas importantes considerações vejam a seguir, por exemplo, o que acontece em Santa Catarina, que nunca foi governada pelo PT e compare com o que acontece na Bahia, que nos últimos 16 anos foi governada pelo PT: De novo: enquanto que em SC boa parte dos projetos e/ou POLÍTICAS PÚBLICAS são discutidos e/ou tocados pelos DOIS ATORES -PÚBLICO E PRIVADO-, na Bahia os números -péssimos- falam por si.

RESULTADO DOS ÚLTIMOS 16 ANOS

1- DESEMPREGO: Bahia -taxa de 15,6%, Santa Catarina - taxa de 3,9%;

2- ANALFABETISMO: Bahia - taxa de 13,2%;  SC - taxa de 2,3%;

3- HOMICÍDIOS: Bahia - 46 por100mil; SC - 4,6 por 100 mil;

4- AUXÍLIO BRASIL: Bahia 2, 2 milhões; SC 186 mil

 











publicadaemhttps://www.puggina.org/outros-autores-artigo/politicas-publicas__17934

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More