Jornalista Andrade Junior

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Cotado para ministério da Lula usou gráfica de fachada nas eleições

 Elmar Nascimento imprimiu 17 milhões de santinhos em uma empresa que não tem maquinário para impressão de material de campanha  Redação Oeste

O deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), cotado para ser ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gastou mais de R$ 700 mil em uma gráfica de fachada para sua campanha nas eleições deste ano.

Nas declarações enviadas à Justiça Eleitoral, o parlamentar informou ter gastado 23% dos recursos de campanha para imprimir cerca de 17 milhões de santinhos com a empresa Waldyr Rodrigues dos Santos. No entanto, a empresa não tem endereço fixo nem maquinário para impressão de material de campanha.

Santos é pai de Fábio Dias dos Santos e Márcio Dias dos Santos, sócios da Qualigraf Serviços Gráficos e Editora. A empresa está impedida de firmar contratos com o governo baiano desde maio de 2021, por fraudar licitações.

Nascimento também contratou uma empresa na qual é sócio com seu irmão, o prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento (União). A N2 distribuidora de Bebidas foi contratada por R$ 82,5 mil para arrendamento de um helicóptero, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

O parlamentar disse que não cuida da contratação de empresas para a campanha. Também afirmou que as contas de sua campanha eleitoral foram aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

De acordo com os autos do processo administrativo que tramitou no governo baiano, a Qualigraf estabeleceu um esquema que removia concorrentes dos pregões e os recompensava distribuindo parte do valor pago pelo Estado. Havia superfaturamento dos preços dos serviços a serem prestados.A gráfica foi aberta em outubro de 2021, cinco meses depois da decisão que impediu a Qualigraf de operar, com o nome fantasia de WR Comunicação e Impressão. A empresa foi registrada com capital social de R$ 10 mil e utilizou o Simples Nacional — um sistema de simplificação tributária para companhias de pequeno porte. A gráfica fechou contratos com 17 candidatos nas eleições deste ano, arrecadando um total de R$ 2,7 milhões.














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