Jornalista Andrade Junior

segunda-feira, 24 de março de 2014

Copa do Mundo - Revista da Fifa dá alfinetadas no Brasil

US$ 1,386 bilhão.Valor que a Fifa arrecadou em 2013, especialmente devido à Copa no Brasil, por conta de direitos de tevê e marketing. O lucro foi de US$ 72 milhões

A menos de três meses da Copa do Mundo 2014, a revista Fifa Weekly traz em sua edição uma matéria com uma série de cutucadas no Brasil, intitulada Brazil for begginers (Brasil para iniciantes, tradução livre). Em 10 dicas para o turista se virar em terras nacionais, o texto retrata o Brasil como um país que não respeita a pontualidade, não tem paciência para ficar em filas e deixa para fazer tudo na última hora, falando que isso se aplica “até mesmo nos estádios brasileiros”. A indireta se refere ao atraso na entrega de obras necessárias para a Copa. Não foram inaugurados ainda as arenas de Curitiba, Cuiabá e São Paulo. Confira dicas da revista para o turista que visitará o país: 

O tempo é flexível 
Pontualidade não é uma ciência exata no Brasil. Quando marcar um compromisso, ninguém vai esperar que você esteja lá no horário e lugar exato — um atraso de 15 minutos é praxe. Se duas pessoas decidem se ver às 12h30, elas, na verdade, se encontrarão às 12h45. ...
Contato corporal
Homens e mulheres brasileiros não estão familiarizados com a forma europeia de manter uma distância educada entre si. Eles falam com as mãos e não hesitarão em tocar as pessoas com as quais estão conversando. Em casas noturnas, isso pode levar a um beijo (na bochecha) e não deve ser mal interpretado. No Brasil, um beijo é apenas uma forma de comunicação não verbal, não um convite para ir além.
Filas Esperar pacientemente na fila não está no DNA do brasileiro. Ao subir uma escada, o exemplo britânico em que as pessoas se mantém de um lado não existe. Em vez disso, os brasileiros preferem o caos, ainda que as pessoas consigam subir de alguma forma (geralmente).
Controle-se
Se você for a uma churrascaria que ofereça bufê livre e quiser se afundar nas carnes, se lembre de duas coisas: não coma nada nas 12 horas anteriores e prefira porções pequenas, uma vez que a melhor carne geralmente é servida por último.
Sobrevivência dos mais fortes
Nas ruas, o pedestre é sempre ignorado e, mesmo em uma faixa de pedestres, dificilmente um motorista vai parar voluntariamente. A preferência entre os motoristas é definida simplesmente por qual carro é maior.
Sem espanhol
Tentar falar espanhol para se comunicar com os brasileiros não vai adiantar. A língua oficial do Brasil é uma variação do português de Portugal, e se você disser que a capital do país é Buenos Aires, pode ser deportado.
Tenha paciência
No Brasil, as coisas são geralmente feitas no último minuto. Se existe uma coisa que todos os turistas devem lembrar, é que não se deve perder a paciência. Tudo ficará bem e pronto a tempo. Isso se abrange até mesmo os estádios brasileiros. 


Fonte: Zero Hora - Correio Braziliense 

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More