Roberto Rachewsky
Existem vários tipos de ataque que causam mal à vida humana ou são consequência de problemas na saúde física, ou mental daqueles indivíduos que sofrem com isso:
Ataque isquêmico transitório (AIT): também conhecido como “mini-AVC”, ocorre quando há uma interrupção temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro, mas sem causar danos permanentes. Ataque de pânico: um episódio súbito de medo ou ansiedade intensa, frequentemente acompanhado de sintomas físicos, como palpitações, sudorese, dificuldade de respirar e sensação de morte iminente. Ataque asmático: episódio de falta de ar severa causada por inflamação e estreitamento das vias respiratórias em pessoas com asma. Ataque psicótico: episódio de perda de contato com a realidade, que pode incluir alucinações e delírios, muitas vezes associado a esquizofrenia ou outros transtornos mentais. Entre outros.
Mas há um que só faz bem para a preservação da vida e uma perspectiva de prosperidade futura que os místicos da esquerda e da direita consideram um mal, equivocadamente ou por safadeza:
Ataque especulativo: ocorre no contexto econômico e financeiro. É uma ação coordenada ou em massa por investidores ou instituições financeiras com o objetivo de desestabilizar o preço de um ativo, moeda ou mercado. Isso frequentemente acontece em mercados vulneráveis, onde especuladores apostam contra uma moeda ou ativo, esperando lucrar com a queda de seu valor.
Essa definição de ataque especulativo foi dada pelo ChatGPT. A minha é: toda ação humana determinada a tirar proveito de situações onde a outra parte ou desconhece a natureza do negócio em que se meteu ou está fragilizada a ponto de ficar à mercê dos demais participantes daquele mercado, inclusive os governos.
Pode ser descrito também como a tomada de risco por parte de um ou mais agentes do mercado que divisaram uma oportunidade na qual existe boa chance de lucrarem muito sem terem que violar os direitos de ninguém – algo moral e salutar para o mercado onde alguns lucram com seu saber e coragem e outros aprendem importantes lições.
Ah! Ainda tem outro ataque que os coletivistas estatistas costumam ter quando percebem que o mercado os deixou para trás: o ataque de fúria.
publicadaemhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/o-ataque-especulativo/
0 comments:
Postar um comentário