GILBERTOSIMÕESPIRES/PONTOCRITICO
ENTREVISTA DE NELSON JOBIM
Entre tantas revelações e/ou afirmações que são postadas a todo momento nas REDES SOCIAIS, uma delas, sem demérito das demais que ainda pretendo comentar, diz respeito ao que AFIRMOU O EX-MINISTRO DO STF, NELSON JOBIM, em entrevista que concedeu à CNN BRASIL. Para quem não sabe, mas precisa saber, por se tratar de uma AFIRMAÇÃO FEITA POR UM EX-MINISTRO DO STF, é que o dito cujo -GARANTIU- que os ATOS DE 8 DE JANEIRO NÃO PODEM NEM DEVEM SER ENCARADOS COMO UM ATAQUE À DEMOCRACIA.
CATARSE COLETIVA
Na real, como bem descreve Pablo Carvalho, editor-chefe do -Portal Novo Norte-, o ex-ministro do STF Nelson Jobim não tem a mínima dúvida de que o que aconteceu foi uma CATARSE COLETIVA DE PESSOAS FRUSTRADAS COM A FALTA DE INTERVENÇÃO MILITAR APÓS AS ELEIÇÕES DE 2022, E NÃO UM GOLPE.
Até aí, mais do que sabido, a afirmação feita por Jobim não difere minimamente daquilo que qualquer cidadão sério e decente vem dizendo desde o trágico momento em que o TSE, de forma pra lá de sinistra, proclamou Lula como presidente em 2022. De novo: a única e grande novidade está no fato de que a afirmação foi feita, embora com grande atraso, por um EX-MINISTRO DO STF.
SEM CONCLUSÃO CLARA
Mais: para Nelson Jobim, o inquérito conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes tem se alongado e expandido SEM UMA CONCLUSÃO CLARA. Ele observou que o inquérito, originalmente criado para investigar ataques ao STF, acabou englobando situações como os ATOS DE VANDALISMO DE JANEIRO, MAS QUESTIONA SE TODOS OS CASOS DEVERIAM SER JULGADOS PELO SUPREMO.
REAÇÃO DE FRUSTRAÇÃO
Jobim destacou ainda que a aplicação das leis precisa ser mais cuidadosa para EVITAR INJUSTIÇAS. Mais ainda: relatou ter analisado casos em que penas severas foram aplicadas de forma genérica, sem considerar as circunstâncias individuais. Para ele, é preocupante ver pessoas condenadas a longas penas em situações que deveriam ser tratadas com mais ponderação.
Na sua clara visão, o EPISÓDIO DE 8 DE JANEIRO foi uma -REAÇÃO DE FRUSTRAÇÃO-, NÃO UM ATO TERRORISTA OU UM ATENTADO À DEMOCRACIA. Ele lembra que atos similares já ocorreram no passado sem que fossem rotulados como ataques ao Estado de Direito, sugerindo que a narrativa atual pode estar sendo inflada por interesses políticos.
Pois, o que mais lamento é que, por mais importantes que sejam as AFIRMAÇÕES FEITAS POR NELSON JOBIM, isto não produzirá os EFEITOS DESEJADOS no fétido corpo da SUPREMA CORTE da qual já fez parte. Pode?
0 comments:
Postar um comentário