Material bélico foi deixado desastradamente para trás na saída das Forças Armadas norte-americanas do Afeganistão
Artur Piva, Revista Oeste
Nesta quarta-feira, 1º, o Talibã fez um desfile com dezenas de veículos blindados e armas de fabricação norte-americana apreendidos depois que o grupo extremista tomou o governo do Afeganistão. O evento ocorreu na cidade de Kandahar, no sul do país, e fez parte das celebrações da vitória.
As exibições incluíram a artilharia deixada para trás pelas forças afegãs e dos Estados Unidos. Helicópteros Black Hawk recentemente apreendidos pelo Talibã também foram expostos. Boa parte do material capturado após a desastrada decisão de Joe Biden de abandonar o Afeganistão apareceu em condições quase perfeitas.
Um dia antes, circulou um vídeo em que membros da milícia inspecionavam um hangar abandonado no Aeroporto de Cabul repleto de equipamentos militares norte-americanos.
Os militantes seguravam armas fabricadas nos Estados Unidos e examinavam um helicóptero CH-46 Sea Knight estacionado dentro da instalação.
Ao tomar conhecimento das imagens, o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse à CNN que não estava “muito preocupado” com elas.
“Eles podem inspecionar o quanto quiserem”, afirmou Kirby. “Eles podem olhar para eles, podem andar — mas não podem pilotá-los. Eles não podem operá-los.” De acordo com sua fala, “todo o equipamento” que estava no aeroporto foi inutilizado antes da saída das Forças Armadas norte-americanas do país.
PUBLICADAEMhttp://rota2014.blogspot.com/2021/09/taliba-faz-desfile-militar-com-armas-e.html
0 comments:
Postar um comentário