por Sérgio Praça
Liderados pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania, novo nome do PPS), um grupo de senadores deverá, em breve, apresentar o pedido de impeachment de dois ministros do Supremo Tribunal Federal: o presidente da Corte, Dias Toffoli, e Alexandre de Moraes. Tudo começou quando Moraes determinou que a Polícia Federal realizasse busca e apreensão na casa de pessoas que postaram mensagens contra o Supremo. E também mandou censurar uma reportagem que mostrava investigações em curso sobre a relação de Dias Toffoli com a Odebrecht.
O abuso de poder da dupla Moraes-Toffoli é evidente. Como integrantes da mais alta Corte judicial do país, exibem comportamento vergonhoso, mesquinho e autoritário. Ilações insanas sobre o “bolivarianismo” de ministros do STF não podem ser colocadas na mesma laia de investigações jornalísticas sérias.
Embora outros ministros do STF tenham se pronunciado contra os atos da dupla, todos têm sido lenientes como membros da instituição. Cabe, então, ao Senado tomar as rédeas e resolver esta verdadeira crise institucional com a destituição desses dois juízes. O caminho não será fácil, mas creio que o autoritarismo do STF nas últimas horas dê respaldo social à vontade dos parlamentares.
Veja
extraídaderota2014blogspot
0 comments:
Postar um comentário