SĂlvio Lopes
Vamos despertar?
NĂŁo hĂĄ como deixar de conectar o que hoje presenciamos com as profecias de Eric Arthur Blair, o George Orwell, em seu consagrado " 1984", cuja leitura volto a recomendar. Termos como o Grande IrmĂŁo( o Estado, teu pai e protetor), o duplopensar, o novidioma, o buraco da memĂłria e 2 + 2= 5... nos impactam poderosamente quando, de repente, a trama ali relatada - idos de 1949 - pode ser facilmente constatada nos fatos que acontecem nos dias de hoje. Indisfarçåveis e, ao mesmo tempo, nos oferecendo uma visĂŁo do chamado- com razĂŁo- pesadelo satĂrico polĂtico de Orwell ao se referir a um mundo totalitĂĄrio e burocrĂĄtico( para onde avançamos, e a passos largos), que se justifica estar em busca da " libertação" do homem...
O que vemos, no entanto, sĂŁo personagens que lutam, ao invĂ©s disso, para nos jogar no buraco da escravidĂŁo e da submissĂŁo aos seus projetos de uma sociedade totalitĂĄria e tirĂąnica jamais vista na histĂłria da civilização ocidental. Quando vemos esses tipinhos de gente encher a boca e dela vociferar com Ăłdio e irreverĂȘncia em defesa da " democracia", podem crer: essa nĂŁo Ă© a democracia consagrada desde a GrĂ©cia antiga, senĂŁo que uma cortina que esconde o mais sĂłrdido e miserĂĄvel desejo de nos tirar o livre pensar, o livre viver, jĂĄ em curso. Justo para dinamitar a verdadeira democracia.
Atente a isso. Saiba discernir o bem do mal, o engodo da intenção real. Triste Ă© a sociedade que escolhe como lĂder quem Ă© indigno de sequer conviver com ela, exceto se encarcerado, e muito menos ocupar o pĂłdio de uma nação que um dia almeja alcançar nĂveis elevados de altivez e decĂȘncia. Pobre nação essa. Vamos despertar?
* O autor, SĂlvio Lopes, Ă© jornalista e economista.
publicadaemhttps://puggina.org/outros-autores-artigo/tudo-dominado__17929





0 comments:
Postar um comentĂĄrio