Conteúdo Epoch Tmes
Nike é uma marca da China e para a China’, afirma o CEO da empresa.
POR SAMUEL ALLEGRI 26 de junho de 2021 Atualizado: 27 de junho de 2021 Impressão maior
O CEO da Nike disse que a corporação é uma “marca da China” no início desta semana, em meio a alegações recentes de a empresa estar implicada em violações de direitos humanos conduzidas pelo Partido Comunista Chinês (PCC).
John Donahoe, o novo CEO da Nike, ao falar com analistas de Wall Street, disse que “a Nike é uma marca que é da China e para a China” ao responder a uma pergunta sobre a concorrência de empresas chinesas durante uma reunião de lucros do quarto trimestre, informou a BBC .
“Sempre tivemos uma visão de longo prazo. Estamos na China há mais de 40 anos ”, disse Donahoe, expressando seu otimismo de que a marca continuará a crescer rapidamente na nação mais populosa do mundo.
Referindo-se ao cofundador e ex-CEO da marca de roupas, ele disse: “Phil [Knight] investiu tempo e energia significativos na China nos primeiros dias e hoje somos a maior marca esportiva lá.”
A Nike foi recentemente criticada por um senador dos EUA, acusando-a de fechar os olhos às acusações de trabalho forçado na China, argumentando que eles estão tornando os consumidores americanos cúmplices das políticas repressivas de Pequim.
Falando em uma audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado sobre a repressão chinesa aos uigures e outras minorias muçulmanas na região ocidental de Xinjiang, o senador republicano Marco Rubio disse que muitas empresas dos EUA não acordaram para o fato de que estavam "lucrando" com os abusos do governo chinês.
“Por muito tempo, empresas como Nike e Apple e Amazon e Coca-Cola vinham usando trabalho forçado. Eles estavam se beneficiando de trabalho forçado ou de fornecedores suspeitos de uso de trabalho forçado ”, disse Rubio em 10 de junho.“ Essas empresas, infelizmente, estavam nos tornando cúmplices desses crimes ”.
Grupos de direitos humanos, pesquisadores, ex-residentes e alguns legisladores ocidentais dizem que as autoridades de Xinjiang facilitaram o trabalho forçado ao deter arbitrariamente cerca de um milhão de uigures e outras minorias principalmente muçulmanas em uma rede de acampamentos desde 2016.
Sophie Richardson, diretora da Human Rights Watch na China, disse ao painel do Senado que a “extrema repressão e vigilância” de Pequim impossibilitava a devida diligência em direitos humanos para as empresas.
A Nike não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Epoch Times.
A Reuters contribuiu para este relatório.
*Original desta matéria em https://www.theepochtimes.com/mkt_morningbrief/nike-is-a-brand-that-is-of-china-and-for-china-says-the-companys-ceo_3875693.html
0 comments:
Postar um comentário