Roberto Rachewsky
Ditadura é ditadura. Não existe ditadura de direita ou de esquerda. Direita ou esquerda são rótulos anti-conceituais em política. Direita ou esquerda, só são conceitos válidos na dança, no esporte ou no trânsito. Na política, os conceitos dissidentes válidos são, coerção ou liberdade, justo ou injusto, violento ou pacífico, moral ou imoral, pelo bem ou por mal.
Ditadura é ditadura, começa bem-intencionada, para inglês ver, opta pela coerção, dali a pouco pela violência, pela imoralidade, pela injustiça, pelo mal. Não existe liberdade, justiça, paz, moralidade, ou seja, escolhas, o bem, em qualquer ditadura.
Ditadura é quando por qualquer motivo o governo toma para si decisões que deveriam ser privadas dos indivíduos. Se ditadura fosse boa, não precisaria usar a coerção e a violência. Governos morais só usam a coerção retaliatoriamente, para combater e extirpar a violência.
Esses que defendem uma ditadura e não outra são pragmáticos oportunistas. Por algum motivo defendem a ditadura com a qual simpatizam, com a qual se sentem mais confortáveis para fazerem parte dela como agentes e beneficiário.
Alguns, onde há uma ditadura, qualquer ditadura, eles estão lá aplaudindo, dando pitaco, tirando proveito. Vítimas das ditaduras há para todos os gostos. Algumas são eliminadas em disputas pelo poder. Morrem por serem concorrentes. E com eles, todos os que orbitavam ao seu redor.
Ditadura é ditadura, umas são mais duras do que outras. Para descobrir o grau de dureza, basta criticar quem tem o poder de te calar. Normalmente, dizemos que se está em uma ditadura quando perdemos a liberdade de expressar nossa opinião, após termos perdido todos os outros direitos.
Sim, a censura é o ato derradeiro de um governo para controlar a sociedade com mão de ferro. É o atestado de que nossos direitos vêm sendo violados em outras frentes, regulações, controle, tributação, confiscos, decisões arbitrárias, e que não vamos recuperá-los facilmente.
No Brasil, já passamos por tudo isso quando éramos governados por generais. Nunca, no entanto, vivenciamos uma ditadura, começa censura e tudo, exercida por togados, por milicos, por políticos, por burocratas, por policiais, capitaneada por uma organização criminosa.
É como eu disse, ditadura é ditadura, mas umas são piores do que outras. Entre todas, eu prefiro nenhuma
PUBLICADAEMhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/ditadura-e-ditadura/
0 comments:
Postar um comentário