Lucas Berlanza
O jurista Gustavo Nicolau, especialista em Direito migratório, entrevistado pela Jovem Pan e, diga-se de passagem, cético em relação à efetividade das promessas de extradição em massa feitas pelo governo Trump, explicou, no entanto, que são rotineiros os voos de deportação como o que está provocando tanta celeuma e reação do Itamaraty – que comunicou que pedirá explicações para o tratamento alegadamente abusivo conferido a brasileiros deportados. Sustentou ainda que o segundo governo Obama os promoveu mais do que o primeiro governo Trump e que a necessidade do uso de algemas nos deportados se deve à segurança da tripulação da aeronave.
Nada pontificarei quanto à existência ou não de excessos, mas pontuo que os deportados questionam a adequação de serem “tratados como criminosos”. Imigração ilegal é exatamente isso: um crime. “Ilegal” significa que você não está cumprindo a lei (mais uma daquelas vezes em que nos sentimos dementados explicando o óbvio).
Sou contrário a quaisquer maus-tratos desnecessários e lamento os dramas humanos que esse tipo de situação forçosamente provoca, mas as pessoas que se decidem a literalmente invadir outro país sem cumprir os requisitos jurídicos assumem voluntariamente o risco de serem descobertas e enviadas de volta, porque não estão respeitando as regras estabelecidas por aquela outra comunidade política na qual pretendem ingressar.
De todo modo, as autoridades brasileiras têm direito de pedir quaisquer explicações que desejarem. O que me causa espécie é que não deem explicações sobre os abusos a que são submetidos muitos dos detidos pelo 8 de janeiro, por exemplo, tendo havido ao menos uma morte em função disso; que não questionem duramente a Venezuela pelas provocações feitas ao Brasil e à sua soberania em nossa fronteira nos últimos dias; que condenem Israel, mas deem tratamento tão leniente ao Hamas. Enfim, que o Brasil tenha critérios tão desnivelados para escolher as causas pelas quais julga pertinente se indignar.
publicadaemhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/o-itamaraty-e-a-recente-deportacao-dos-estados-unidos/
0 comments:
Postar um comentário