Jornalista Andrade Junior

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Resumo das ordens executivas assinadas por Donald Trump

 23/01/2025  Roberto Rachewsky


No primeiro dia de sua posse, em 20 de janeiro de 2025, o presidente Donald Trump assinou várias ordens executivas com o objetivo de reverter políticas da administração anterior e implementar sua agenda de governo. Abaixo está um resumo dessas ações:


1. Perdão aos Condenados pelo Ataque de 6 de Janeiro


Trump concedeu perdão a cerca de 1.500 pessoas condenadas em conexão com o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, incluindo líderes dos grupos Oath Keepers e Proud Boys.


2. Políticas de Imigração


Emergência Nacional na Fronteira EUA-México: Declarou emergência nacional para reforçar a segurança na fronteira, permitindo o envio de tropas e recursos adicionais.  Na minha opinião ele está enxugando gelo. Tem que facilitar o ingresso para quem tem oferta de emprego e quer viver do trabalho e não do estado de bem-estar social.


Fim da Cidadania por Nascimento: Assinou uma ordem executiva para encerrar a concessão automática de cidadania a pessoas nascidas nos EUA, medida que deverá enfrentar desafios legais.


Designação de Cartéis Mexicanos como Organizações Terroristas: Classificou determinados cartéis de drogas mexicanos como grupos terroristas, abrindo caminho para ações mais severas. Novamente ele está enxugando gelo. Tem que rever a guerra contra as drogas.


Reinstauração da Política ‘Fique no México’: reintroduziu a política que exige que solicitantes de asilo esperem no México enquanto seus pedidos são processados nos EUA. Uma pergunta que deve ser feita: e se o pretendente é perseguido político?


3. Políticas Energéticas e Ambientais


Saída do Acordo de Paris: Iniciou o processo de retirada dos EUA do acordo climático internacional.


Declaração de Emergência Energética Nacional: Facilitou a produção de petróleo e gás, eliminando regulamentações ambientais restritivas.


Revogação de Mandatos de Veículos Elétricos: Anulou políticas que incentivavam a adoção de veículos elétricos, priorizando combustíveis fósseis.

Na minha opinião, foi um acerto, não tem que priorizar, subsidiar ou sobretaxa nada.


4. Políticas Sociais


Eliminação de Programas de Diversidade e Inclusão: extinguiu programas federais voltados para diversidade, equidade e inclusão em órgãos governamentais. Outro acerto. O wokismo precisa ser varrido do mapa.


Política de Definição de Gênero: Determinou que o governo federal reconheça apenas os gêneros atribuídos no nascimento, revertendo políticas de reconhecimento de identidade de gênero. Mais um acerto. Primazia da realidade sobre a consciência.


5. Eficiência Governamental


Criação do Departamento de Eficiência Governamental: Criou um novo departamento para reduzir gastos públicos e aumentar a eficiência administrativa, nomeando Elon Musk como chefe da iniciativa.

Boa iniciativa. Porém, duvido que funcione.


6. Outras Ordens Executivas


Renomeação do Golfo do México: Planeja renomear o Golfo do México como “Golfo da América”. Que bobagem. Os americanos não sabem onde fica o Golfo do México. Não saberão onde fica o Golfo da América.


Reivindicação do Canal do Panamá: Expressou planos para reaver o controle do Canal do Panamá, sinalizando uma mudança na política externa dos EUA. Na minha opinião, ele deveria propor uma sociedade com o Panamá, a China, o Japão e a Alemanha para investirem melhorando e ampliando o sistema.


Essas ordens executivas refletem as prioridades do governo Trump em áreas como imigração, energia, política social e governança. Muitas delas já estão sendo contestadas judicialmente e gerando debates públicos acalorados.



















publicadaemhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/resumo-das-ordens-executivas-assinadas-por-donald-trump/

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More