Jornalista Andrade Junior

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Israel e o espírito empreendedor

 Roberto Rachewsky 


Israel era uma combinação de desertos, pântanos e terras férteis improdutivas. 

Durante o Império Otomano, judeus perseguidos na Europa, no Iêmen, no Marrocos e em outros países, migraram para lá para desenvolverem colônias agrícolas, áreas industriais e áreas urbanas onde poderiam florescer o conhecimento e o comércio. 

Tudo isso se deu em terras compradas por capitalistas judeus, de árabes cristãos ou muçulmanos que não viam futuro para aquela região. 

Os judeus não utilizaram apenas áreas adquiridas, foram beneficiados com títulos de propriedade de terras devolutas, aquelas que não pertencem a ninguém até que alguém mistura com elas seu trabalho. 

Foi isso que aconteceu também, os colonos judeus drenaram pântanos fétidos infestados com o mosquito da malária, e irrigaram desertos, possibilitando colher frutas, flores, legumes e vegetais onde antes só havia areia. 

Israel tem razão de ser o que é, não por motivos religiosos ou históricos, Israel foi criado e construído do nada para benefício de quem se engajou no seu projeto, em vez de fugir ou se rebelar contra a sua criação como Estado. 

Israel é a prova de que o espírito empreendedor focado na criação de valor é a origem da propriedade e da riqueza e que a liberdade e a razão são os meios para que os defensores e amantes da vida possam chegar lá.
















publicadaemhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/historia/israel-e-o-espirito-empreendedor/

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More