Jornalista Andrade Junior

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Uma análise crítica da frase de Javier Milei

LEONARD BATISTA  Instituto Liberal 



Desde tempos imemoriais, a busca por soluções para a erradicação da pobreza tem sido uma prioridade global. É uma questão que transcende fronteiras e ideologias políticas e suscita debates acalorados em busca de soluções eficazes. O candidato ao governo argentino Javier Milei provocou recentemente a reflexão ao afirmar: “Se imprimir dinheiro acabasse com a pobreza, imprimir diploma acabaria com a burrice.” Dessa forma, é importante explorar a profundidade dessa declaração à luz dos princípios da economia de mercado e da perspectiva liberal, com um foco particular na escola de pensamento econômico austríaca.

A afirmação de Milei, embora provocativa, ressalta uma verdade fundamental sobre a natureza da criação de riqueza e conhecimento. Para compreendê-la em sua plenitude, é necessário recorrer às palavras do renomado economista austríaco Friedrich Hayek. Hayek argumentou que a prosperidade de uma sociedade está intrinsecamente ligada à liberdade econômica e à capacidade das pessoas de tomar decisões individuais sobre como alocar seus recursos.

Nesse sentido, o que Hayek ensina é que a economia de mercado é um mecanismo de descoberta e adaptação contínuas. Quando o Estado intervém excessivamente na economia, seja ao imprimir dinheiro em excesso ou ao regular demais, ele distorce esse processo natural. A impressão excessiva de dinheiro cria inflação, corroendo o poder de compra das pessoas e, portanto, não é uma solução sustentável para a pobreza. Em vez disso, gera incerteza e pobreza.

Ao analisar a perspectiva austríaca, Hayek também destacou o papel crucial do conhecimento disperso. Ele argumentou que o conhecimento necessário para tomar decisões econômicas eficientes está espalhado por toda a sociedade, e nenhum planejador central pode compreendê-lo completamente. Isso se aplica tanto à criação de riqueza quanto à aquisição de conhecimento. Portanto, imprimir diplomas sem o correspondente aprendizado e experiência é uma tentativa fútil de centralizar o conhecimento, em detrimento da sociedade.

Milei, ao afirmar que imprimir diplomas não elimina a burrice, ressalta a importância do mérito e da competência no processo de aprendizado. Em uma economia de mercado, o mérito é recompensado, e a concorrência impulsiona a inovação e a melhoria. Essa mesma lógica pode ser aplicada ao sistema educacional: um diploma deve ser um indicador confiável de conhecimento e habilidade, não apenas um pedaço de papel.

Em resumo, a frase de Javier Milei, quando vista à luz da economia de mercado e da perspectiva liberal, reforça a importância da disciplina econômica e da busca constante pelo conhecimento. Imprimir dinheiro não erradica a pobreza; na verdade, pode agravá-la. A economia austríaca ensina que a riqueza e o conhecimento são processos complexos, baseados na liberdade individual e na competição. Portanto, para abordar eficazmente a pobreza e a ignorância, é imperativo preservar esses princípios fundamentais.

*Leonard Batista – Associado III do Instituto Líderes do Amanhã.










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