Jornalista Andrade Junior

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Manchete da ‘Folha de S. Paulo’ ‘é muito ruim e desinforma’, reclama secretário

Anderson Scardoelli, Revista Oeste

                        FOTO ANDRADE JUNIOR
“Irresponsável”, “inconcebível”, “muito ruim” e “fake news“. Essas foram algumas palavras direcionadas pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, à manchete da versão impressa desta quarta-feira, 15, da Folha de S. Paulo. O jornal paulistano garante que o governo federal “autoriza recontratação de demitidos durante a pandemia com salário mais baixo”.
A última afirmação publicada pelo impresso irritou Bianco Leal. De acordo com o secretário do órgão vinculado ao Ministério da Economia, a Folha errou, pois a portaria publicada ontem permite a recontratação só poderá acontecer “nos mesmo termos do contrato anterior”. A única possibilidade da redução salarial ocorrer está prevista na Constituição Federal, que abre espaço para acordo ou convenção coletiva. Ou seja: não foi algo criado pela gestão do presidente Jair Bolsonaro.
“Uma manchete feita de má fé”
“A nossa equipe de comunicação conversou com a Folha de S. Paulo, mostrou a doutrina, mostrou a Constituição Federal, indicou profissionais para que a Folha de S. Paulo pudesse fazer uma matéria justa, uma matéria correta”, diz o secretário especial de Previdência e Trabalho. “No entanto, fomos sumariamente ignorados e também surpreendidos por essa manchete que, na minha ótica, não passa de fake news. Uma manchete feita de má fé”, prossegue Bianco Leal, conforme é possível ver em vídeo divulgado no Twitter.

A reportagem

Assinada por Bernardo Caram, a reportagem em questão foi publicada originalmente no site folha.com na tarde de terça-feira, 14, após a portaria mencionada por Bruno Bianco Leal se tornar pública. Apesar de garantir no título que é o governo quem permite recontratações com salários menores, a chamada registra que o corte só pode ocorrer mediante “negociação coletiva”, como pontua o secretário especial. No segundo parágrafo, o texto da Folha reforça que a diminuição de ganhos só é permitida “com autorização sindical”.
Em outro trecho da reportagem, a Folha de S. Paulo afirma que para validar a redução salarial “será necessária autorização por meio de acordo intermediado com um sindicato da categoria”, indo mais uma vez ao encontro do que o secretário pontuou. Mesmo assim, a equipe do jornal deixou no site e no impresso a informação de que quem permite reduzir salários é o governo federal.










PUBLICADAEMhttp://rota2014.blogspot.com/2020/07/manchete-da-folha-de-s-paulo-e-muito.html

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More