Andrade Junior
O caótico trânsito no lado sul de Brasília tem uma solução simples, mas o que impede essa mudança são os interesses do governo e dos empresários do transporte. A linha férrea que passa por Valparaíso e conecta cidades como Santa Maria, Gama, Riacho Fundo 1 e 2, Samambaia, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Guará I e II está subutilizada. A implementação de um sistema de trem de passageiros diminuiria o fluxo de veículos em cerca de 60% e transformaria a mobilidade urbana na região.
Imagine
um cenário em que um trem opera regularmente entre essas localidades e o
terminal rodoferroviário, proporcionando uma alternativa viável aos
congestionamentos diários. Já existem estações que poderiam ser remodeladas
para acomodar essa nova demanda. Essas estações funcionariam como pontos de
integração, onde ônibus poderiam fazer as ligações dentro das cidades e no
Plano Piloto, facilitando ainda mais o deslocamento dos cidadãos.
Além
do transporte de passageiros, o transporte de carga também deveria ser considerado.
A utilização da ferrovia para esse fim reduziria custos logísticos e
contribuiria para um trânsito menos caótico. Com o trem nos trilhos,
trabalhadores que dependem de ônibus e veículos particulares teriam um custo
bem menor e um tempo de viagem significativamente reduzido. Embora o trem se
locomova a 60 km/h, ele não enfrentaria os congestionamentos, resultando em uma
experiência de viagem mais eficiente.
A
pergunta que fica é: até quando as autoridades vão ignorar uma solução tão
evidente? É inaceitável que essa situação perdure, enquanto os cidadãos
continuam reféns de um sistema que claramente não funciona. A implementação de
um serviço ferroviário poderia ser uma solução rápida e eficaz, mas parece que
interesses obscuros estão em jogo. A questão é: será que há propina envolvida
nessa teimosia em não colocar o trem nos trilhos?
Um
estudo aprofundado confirmaria o que já é óbvio: a solução está sob o nariz das
autoridades. Ignorar essa realidade é um desrespeito com os cidadãos e um
desperdício de recursos e tempo. A mobilidade urbana deve ser uma prioridade, e
a ferrovia é uma alternativa que não pode ser ignorada.
Torna-se
imprescindível que as autoridades se posicionem e tomem a frente nessa mudança.
A implementação do trem de passageiros e a integração com o transporte urbano
são passos fundamentais para um futuro mais sustentável e menos caótico. Chega
de conivência com um sistema que não atende às necessidades da população. Brasília
está completando 65 anos temos que agir e transformar a mobilidade no lado sul
de Brasília.
Andrade
Junior - Jornalista
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