Jornalista Andrade Junior

terça-feira, 30 de julho de 2024

O mal em cadeira

 Roberto Rachewsky


Irracionalidade: é a ilusão de que se pode viver sem pensar, sem escolher, sem ética, sem princípios e sem virtudes. É a ação sem ideias ou a ação movida por más ideias. 

Subjetivismo: é a ilusão de que se pode viver à revelia da realidade objetiva, do contexto em que se está inserido e da lógica para entender tudo isso, sem contradições.

Altruísmo: é a ilusão de que a vida de cada um será melhor se todos se sacrificarem pelos outros. Ora, auto sacrifício leva ao niilismo. Se ninguém busca o autointeresse, ninguém fará nada que possa agregar valor para si nem para os outros.

Coletivismo: é a ilusão de que somos todos uma grande ameba, alimentando-se uns dos outros como partes de uma unidade amorfa, fluída, sem identidade e sem autoestima. É a ética que despreza o indivíduo como um fim em si mesmo, dono da sua vida, arquiteto do seu futuro, único beneficiário do produto do seu esforço mental e físico, que só colabora com a felicidade alheia mediante cooperação espontânea ou trocas voluntárias. É o que faz de cada um de nós parte de uma tribo.

Socialismo: É a ilusão de que se pode viver um com a mão no bolso do outro, que somos todos escravos de um ente abstrato, inexistente de fato, que costumamos chamar de sociedade e cuja manifestação concreta é a coerção que prende e arrebenta quem não obedece, praticada por um grupo de psicopatas que chamamos de estado ou de governo. É jogo de soma-zero onde uns são parasitas e outros hospedeiros.



















PUBLICADAEMhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/o-mal-em-cadeira/

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More