Jornalista Andrade Junior

quinta-feira, 14 de abril de 2022

'Lula e o Ministério do Índio'

 O ex-presidente anunciou mais uma realização de seu futuro governo

J.R. Guzzo:


O ex-presidente Lula acaba de anunciar mais uma realização do seu futuro governo: o Ministério do Índio. 

É a última promessa, na escalada que vem fazendo há algumas semanas; segundo ele, o Brasil precisa com urgência de mais esse ministério, além de todos os que já tem e os que seu governo vai criar. 

Como é que ninguém havia pensado nisso antes, não é? Pois então: Lula está aí, mais uma vez, para resolver o que ninguém resolve neste país. 

Foi muito aplaudido, é claro, quando apresentou seu novo projeto, numa reunião com lideranças indígenas profissionais — dessas que vivem viajando à Europa, com tudo pago, para falar mal do Brasil, que estão envolvidas com histórias de ONGs, e por aí afora. 

Basta olhar as fotos: são as mesmas caras de sempre.

Há hoje no Brasil 900 mil índios, ou algo assim, menos que a população de Guarulhos — sendo que a maioria deles vive fora das reservas indígenas oficiais. Será que precisa um ministério inteiro para cuidar de 0,4% da população brasileira? Também há no Brasil 1,2 milhão de advogados — mais que índio. 

Por que não criar, então, um Ministério dos Advogados? Ou um Ministério dos Dentistas? 

Só de motoboys, pelo Brasil afora, há uma população que chega a 1,4 milhão de trabalhadores. 

Fica aí a ideia para Lula: a criação do Ministério dos Motoboys. 

É demente. 

Mas esse tipo de coisa é puro Lula: há mais de 40 anos ele está convencido de que todos os problemas do Brasil se resolvem com a criação de ministérios. 

Há fome? 

Cria-se o Ministério da Fome. 

Falta chuva? 

Cria-se o Ministério da Chuva. 

Chove demais? 

Cria-se o Ministério do Bom Tempo. 

Os governos Lula jamais resolveram um único problema agindo desse jeito. 

Mas a marca registrada de Lula e do PT é justamente essa: recomendar apenas soluções já comprovadamente fracassadas para qualquer questão que lhes passe pela frente.

Numa de suas declarações mais espetaculares, tempos atrás, Lula disse que a covid era uma coisa boa: “ainda bem” que a natureza trouxe essa desgraça, afirmou ele, porque assim o Brasil ia aprender de uma vez por todas como “o Estado” é importante — e como o cidadão depende da autoridade pública para tudo nesta vida. 

Lula admitiu, depois, que tinha sido uma declaração “infeliz”. Mas o que disse já estava dito, com toda a clareza do mundo, e mostra exatamente o que ele tem dentro da cabeça. 

Em nome do seu precioso “Estado”, que tem de estar crescendo sempre — inclusive com o Ministério do Índio —, ele achou que a covid foi uma grande sorte para o Brasil. 

Na verdade foi um horror que matou mais de 660 mil brasileiros até agora. Mas, segundo Lula, “ainda bem” que esse horror passou por aqui.

Publicado originalmente no O Estado de S. Paulo


Revista Oeste











publicadaemhttp://rota2014.blogspot.com/2022/04/jr-guzzo-lula-e-o-ministerio-do-indio.html

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More