Jornalista Andrade Junior

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Equador inicia exploração de petróleo na Floresta Amazônica

 Mais de 30 poços devem ser perfurados na reserva natural para extração de petróleo bruto pesado


O governo do Equador começou a bombear petróleo do campo de Ishpingo, localizado no parque amazônico Yasuní, considerado reserva da biosfera. A informação foi divulgada na quarta-feira 13 pela Secretaria da Presidência.

A extração de 3,6 mil barris por dia teve início ontem em Ishpingo, que, somado aos campos de Tiputini e Tambococha, forma o chamado bloco ITT, que detém mais de 40% das reservas brutas comprovadas do país sul-americano.

Juntos, os três campos mantêm mais de 1 bilhão dos 4 bilhões de barris de reservas de petróleo do país, que é ex-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

O atual presidente, Guillermo Lasso, tem planos para dobrar a produção de petróleo do Equador, apesar da oposição de comunidades indígenas e ambientalistas. Na quarta-feira 13, ele presenciou a primeira perfuração na plataforma de Ishpingo.

“Se esse poço mantiver a tendência atual de produção, de 3,6 mil barris por dia, cerca de US$ 60 milhões serão gerados anualmente, que serão investidos em melhorias no sistema de educação, saúde e segurança”, informou o comunicado do governo.

Em 2021, o país produziu mais de meio milhão de barris por dia, a maioria da estatal Petroecuador, segundo o Banco Central.

É previsto que outros 36 poços serão perfurados no campo de Ishpingo, operado pela empresa chinesa de engenharia de perfuração CNPC Chuanqing Limited, para a extração de petróleo bruto pesado.

Revista Oeste











publicadaemhttp://rota2014.blogspot.com/2022/04/equador-inicia-exploracao-de-petroleo.html

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More