por Alan Sant’Anna
Não me refiro a políticos socialistas que buscam os benefícios, poder e dinheiro de mandatos e cargos.
Refiro-me ao cidadão que, de boa-fé, ilude-se com as mentiras de um sistema que jamais funcionou em nenhum lugar.
Mas, afinal, por que pessoas ainda acreditam nessas ideias, reprovadas pela história?
A resposta é exatamente essa; não estudaram suficientemente a história.
Aqui cabe uma observação; refiro-me a história como a sequência cronológica dos fatos e não a lavagem cerebral e doutrinação esquerdista que ocorre em muitas escolas e universidades.
Um rápido exame da história econômica e social das nações mostrará que aquelas que escolheram ou foram submetidas ao socialismo, viveram benefícios de curto prazo para os mais pobres, seguidos, invariavelmente, de desestruturação dos meios de geração de riquezas, pobreza e tirania.
Pensando apenas no curto prazo pessoas trocam alguns benefícios hoje, pelo fim de sua liberdade e pelo fim desses mesmos benefícios, poucos anos à frente. Um dos mais emblemáticos exemplos é a Venezuela.
É preciso estudar história, mas a história dos fatos, não a ficção contada pela esquerda.
A grave situação de fome e tirania na Venezuela não é uma opinião, é um fato. Pobreza e inexistência de liberdade em Cuba também não são opiniões ou pontos de vista, são fatos.
Até hoje não encontramos um modelo melhor que a democracia e liberalismo econômico para garantir prosperidade, dignidade e liberdade. O resto são ilusões e mentiras.
Para concluir vamos lembrar das palavras de Benjamin Franklin:
“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança”.
publicadaemhttp://rota2014.blogspot.com/2020/10/a-ilusao-socialista-persiste-na-mente.html
0 comments:
Postar um comentário