Jornalista Andrade Junior

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Deputada cobra impostos por 'vaquinha' de Genoino


Por Gabriel Castro

Família tem de pagar 30.478 reais em tributos ao governo do Distrito Federal.

Depois de utilizar doações para pagar a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, a família do petista José Genoino agora vai precisar cumprir as obrigações tributárias geradas pela campanha de arrecadação. Uma lei do Distrito Federal, onde o petista declara residência, estabelece que o destinatário de doações deve pagar um tributo de 4% sobre o valor recebido. É o Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos. A família teria, portanto, de repassar 30.478 reais ao governo distrital – chefiado pelo colega de partido Agnelo Queiroz – onde Genoino vive em prisão domiciliar execeu mandato na Câmara. Até agora, entretanto, o depósito não foi feito. ...
A deputada distrital Liliane Roriz (PRTB) enviou à Secretaria de Fazenda do Distrito Federal um ofício pedindo que o órgão assegure o pagamento do tributo exigido pela legislação local.
"Conhecedora do fato de que o imposto recolhido cairá diretamente nas contas do governo do Distrito Federal, e que o mesmo poderá ser revertido em benfeitorias para a sociedade, como a compra de remédios, solicito especial atenção no sentido de esclarecer, tão longo seja possível, esses importantes questionamentos", diz o ofício, enviado nesta terça-feira. A Secretaria não se pronunciou sobre o caso.
Mesmo com a taxa, a família de Genoino não deve ficar no prejuízo: o total arrecadado superou em quase 100.000 reais o valor da multa aplicada, de 667.513 reais. A justificativa para o excedente, segundo o site criado pelos familiares, é justamente "o pagamento dos encargos tributários dos diferentes estados da federação".
Fonte: Revista Veja

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More